Mulheres no Parlamento: Pela 1ª vez Assembleia de Minas será presidida por uma mulher

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

Desde a sua criação, em 1835, nenhuma mulher havia presidido a Casa, mas nesta semana este cenário será mudado, de modo interino.

Entre os dias 5 e 11 maio, a deputada Leninha presidirá a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite, assumirá o governo do Estado.

A alteração foi motivada porque o governador Romeu Zema fará uma viagem oficial aos Estados Unidos. O ofício comunicando a viagem foi lido durante reunião ordinária na Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (4). Na ausência do governador, deveria assumir o cargo o vice-presidente Mateus Simões, mas ele também estará fora do País.

Biografia

Graduada em Ciências Biológicas e mestre em Desenvolvimento Social, a deputada Leninha foi professora nas redes estadual e municipal de ensino. Em 2023, assumiu seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nesta legislatura foi eleita como 1ª vice-presidente da ALMG para o biênio 2023-2025. Desde 1999, nenhuma mulher havia ocupado a Mesa Diretora da Casa. A última deputada a ocupar uma cadeira na Mesa foi a deputada Maria José Haueisen, que ocupou a 2ª Secretaria entre 1995 e 1999.

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo