O Estado de Mato Grosso poderá ganhar, já nos próximos meses, o Programa Permanente de Especialização nas áreas de Pediatria, Medicina da Família e Clínica Geral. O deputado Nilson Santos (PMDB) apresentou projeto de lei que cria os programas, com o objetivo de oferecer incentivos para que os futuros residentes se interessem pelas áreas.
“O fato é simples de ser entendido: faltam pediatras, médicos da família e faltam clínicos gerais. E essa falta tem se mostrado cada vez mais problemática e com graves consequências, em especial num período delicado como o da formação de uma criança”, alertou Santos.
Pesquisa realizada indica que quase um quarto dos municípios brasileiros têm carência desses profissionais. O número é assustador: 23,1% dessas cidades não têm pediatras, médicos da família ou clínicos gerais. O estudo revelou ainda, que a demora, em média, é de 8,6 meses para o preenchimento de uma vaga de pediatria. A baixa remuneração nessas carreiras faz com que exista, no mercado, pouco titulados – o que gera, enfim, todo este problema.