Março Roxo: Tratamento é qualidade de vida

Campanha de conscientização sobre a epilepsia começou em 2008 e busca ampliar o enfoque sobre o tema

A Campanha Março Roxo tem como premissa conscientizar todos sobre a EPILEPSIA, doença que acomete cerca de 2% da população brasileira e mais de 50 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os primeiros esforços para promoção da campanha ocorreram em 2008, no Canadá, baseado no relato da menina Caddidy Megan, que compartilhou seu sentimento de solidão por ter epilepsia. A cor roxa foi definida em alusão à lavanda, flor ligada ao sentimento de isolamento. No dia 26 deste mês é celebrado o Dia Internacional de Conscientização sobre a Epilepsia, conhecido como Purple Day, com objetivo principal de mostrar que a empatia é de suma importância no tratamento da doença.

Cercada da falta de informação e preconceito, a epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, que são recorrentes e geram crises epilépticas. Todavia, para que uma pessoa tenha epilepsia, ela deverá apresentar uma repetição de crises epilépticas, ou seja, o indivíduo pode ter uma crise epiléptica e não ter o diagnóstico da doença.

Tratamento e medicação

De acordo com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), a doença não se caracteriza como uma doença mental, mas sim como uma doença ligada ao funcionamento do cérebro e é traduzida, de maneira mais simples, como um curto-circuito cerebral.

A epilepsia não tem cura, mas tem tratamento e a maior parte dos casos (cerca de 70%) tem controle com medicação. Como as pessoas que possuem a doença têm predisposição a voltar a ter crise, a recomendação é que o medicamento tenha uso contínuo para evitar que as crises aconteçam.

Qualidade de vida

A falta de empatia para com as pessoas que possuem epilepsia pode gerar a desesperança, sensação de solidão e perspectivas negativas na vida de modo geral. Mesmo com tratamentos disponíveis e da possibilidade de desempenho normal das atividades cotidianas, a forma negativa como a sociedade enxerga a doença leva o paciente a se questionar ou evitar situações.

Neste sentido, a Unale, entidade que representa as 27 Casas Legislativas brasileiras e os 1059 deputados e deputadas estaduais, promove a campanha “Março Roxo: Tratamento é qualidade de vida”. A missão é conscientizar a população sobre a importância do tratamento e da empatia com os pacientes que são portadores da doença.

Por Gabriel Spies/Ascom Unale

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