O Maio Laranja é uma campanha de conscientização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A Unale, por meio da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, promove esta campanha com o slogan “Dê voz a quem não pode gritar!”.
As ações do Maio Laranja têm o objetivo de ampliar as atividades do dia 18 de maio, que é definido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao estender para todo o mês de maio a campanha de conscientização a respeito do tema. A data foi instituída em 2000 em homenagem à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973, aos oito anos de idade, em um caso que até hoje não foi solucionado.
A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.
A campanha busca trazer o assunto de maneira cuidadosa, permitindo que a população tenha uma dimensão desse problema, além de fomentar debates a respeito de políticas públicas que garantam um combate efetivo contra esse crime. É importante conscientizar as crianças para que elas entendam os riscos e se protejam.
A Unale apoia esta causa!
A Unale, por meio da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, vai promover ações nas redes sociais com banners, folders e postagens referentes ao Maio Laranja, com foco na conscientização da sociedade de forma geral em relação ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
A entidade também tem como objetivo a promoção de eventos, debates, mesas redondas e atividades educativas na Comissão para fomentar discussões que gerem avanços significativos na prevenção e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale



