Na última terça-feira (21), a presidente da Unale, deputada estadual Ivana Bastos (PSD-BA), apresentou uma live com o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, onde debateram sobre o tema “Processo eleitoral em tempos de pandemia”.
Neves iniciou trazendo esclarecimentos sobre o adiamento das eleições municipais em 42 dias e detalhando as falhas que a Emenda Constitucional deixou.
Em seguida, o ex-ministro destacou que a pandemia trouxe à população questionamentos importantes sobre o processo eleitoral brasileiro.
“A pandemia foi importante para chamar a atenção para os problemas e falhas que o nosso sistema eleitoral tem, pois só saberemos se a pessoa pode ou não ser candidato depois das eleições, ou seja, muitas vezes o eleitor acaba perdendo o voto” exclamou.
FUNDO ELEITORAL
O ex-ministro deu sua opinião sobre o Fundo e ainda sugeriu possíveis reformulações: “eu acho que precisamos repensar o Fundo Eleitoral, pois neste momento, pode ser que acabe não chegando para todos, como por exemplo os vereadores podem ficar sem receber, então acho que deveríamos repensar o financiamento das empresas, só com reformulações e limitações” pontuou.
FAKE NEWS
Henrique destacou que a internet era pra ser uma excelente ferramenta para a democracia, pois permite que todos tenham voz e se expressem, mas acabou sendo utilizada para atingir o regime democrático, seja com fake news ou edições que visam denegrir a imagem do político.
“Desde as eleições presidenciais de 2018, começou a propagação de fake news de forma rápida” lamentou.
MULHERES NA POLÍTICA
Henrique defendeu que é a favor de que o país adote medidas para que 50% das cadeiras de cargos públicos sejam preenchidas por mulheres, assim como em alguns outros países, que também têm um regime democrático.
Para mais informações sobre esse debate incrível, confira a live no nosso canal