Search
Close this search box.

almg79A Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove, na próxima segunda-feira (13), o debate “A situação do endividamento dos Estados da Região Sudeste” com o objetivo de discutir a renegociação da dívida dos Estados com a União. O encontro conta com o apoio da Unale, que vai apresentar o tema em campanha sobre a necessidade de um novo pacto federativo no país.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove, na próxima segunda-feira (13), o debate “A situação do endividamento dos Estados da Região Sudeste” com o objetivo de discutir a renegociação da dívida dos Estados com a União, em busca de condições mais adequadas a situação econômica de cada estado. O encontro conta com o apoio da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que vai apresentar o tema em campanha sobre a necessidade de um novo pacto federativo no país.

O presidente da Unale, José Luís Tchê (PDT/AC), considera “oportuna” a promoção do debate em vista do desequilíbrio nas relações entre o governo federal, os estados e os municípios. “A União arrecada R$ 1,5 trilhão em impostos (R$ 7,5 mil por ano para cada brasileiro) ao mesmo tempo em que os prefeitos têm de ir a Brasília de pires na mão para buscar recursos para os seus municípios”, reclama.

O debate é pioneiro para definir o plano estratégico e o cronograma dos encontros a ser realizado nas outras regiões do País, com vistas a articular um movimento federativo sobre o tema. A abertura está marcada para as 14h, no plenário da Almg, seguida da apresentação dos secretários de Fazenda de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Compartilhe!