A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, na quarta-feira (8), sessão solene em homenagem ao “Movimento Cívico da Legalidade”. A cerimônia ocorreu no Memorial do Legislativo, conforme resolução 3.082, aprovada no ano passado, dos deputados Raul Carrion (PCdoB) e Juliana Brizola (PDT), que incluiu o tema entre as sessões solenes permanentes do Legislativo gaúcho. Em 2011, foi celebrado o cinquentenário do movimento.
A Campanha da Legalidade foi um movimento histórico liderado pelo então governador Leonel Brizola, para garantir a posse do vice-presidente da República eleito, João Goulart (Jango), após a renúncia de Jânio Quadros. Os principais eventos transcorreram entre os dias 25 de agosto a 7 de setembro de 1961. Durante esse período, Brizola manteve a “Cadeia da Legalidade”, de dentro do Palácio Piratini, apoiado pela população, e a Assembleia Legislativa manteve-se em sessão permanente.
As demais sessões solenes previstas no Regimento Interno referem-se ao aniversário da instalação da Assembleia Legislativa, a Semana da Pátria, a Revolução Farroupilha, o Dia Internacional dos Trabalhadores, a entrega da medalha “Deputado Emérito”, o Dia Internacional da Mulher e o Dia Estadual de Consciência Negra.
Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS