Na manhã de hoje (14), o deputado Jorge Vianna (DF), presidente da Comissão de Saúde da Unale, promoveu uma sessão solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
“Estamos em uma data particularmente especial, estamos no mês do Junho Vermelho e nele conscientizamos para a doação de sangue. Queremos aproveitar este dia especial para agradecer e prestar a devida homenagem para todos e todas que, ao menos uma vez na vida, doaram sangue”, iniciou o deputado Jorge Vianna.
A mesa da sessão, presidida pelo parlamentar, foi composta por Osnei Okumoto, diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília; Suzane Marques, profissional hematologista e colaboradora do Banco de Sangue de Brasília GSH; Wilson Santos, o maior multiplicador de doadores de sangue; Caio Júnior, o maior doador de sangue presente no momento; Luiz Guilherme Cruz Azevedo, médico hematologista representando o sistema de saúde do Distrito Federal.
Durante o momento, os presentes relembraram os requisitos necessários para doar sangue, sendo eles estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado.
“A pauta doação de sangue nunca saiu da Ordem do Dia quando o assunto é saúde pública. A razão disso é muito simples, doar sangue salva vidas, doar sangue é um ato de amor. Queremos mobilizar mais e mais pessoas, queremos fazer com que a doação de sangue vire um hábito para milhares de brasilienses. O mais importante é dar o primeiro passo e pela primeira vez doar. Não é preciso de muito para isso”, finalizou o parlamentar.
Além disso, o momento contou com a entrega de moções de louvor para cerca de 80 pessoas, entre profissionais de saúde, do Hemocentro de Brasília e doadores de sangue.
Por Malu Souza/Ascom Unale