Inovação e fortalecimento das emissoras legislativas em debate no XV Encontro Nacional da Astral

A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) realizou seu XV encontro nacional nesta terça-feira (03/12), durante a 27° Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Com o tema “Inovação e fortalecimento das emissoras legislativas”, o encontro falou sobre os desafios atuais na comunicação pública, TV 3.0 e cases de sucesso das emissoras dos parlamentos estaduais.

Para Érico da Silveira, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Astral, falar de rede não é apenas falar dos meios de comunicação tradicionais.

“Quando pensamos como parte da rede, abrimos uma visão mais ampla. Isso porque precisamos começar a olhar para o cidadão e colocá-lo como protagonista na experiência de uso”, ponderou Érico, que também é diretor da TV Senado. 

Já para o professor e doutor Fernando Carlos Moura, editor-chefe da Revista da SET, é preciso mudar o modo de consumo. Além disso, ele ainda pontuou que, para a TV Legislativa continuar a manter sua relevância, é indispensável entender a realidade do mercado, tecnologia e consumidor.

“Se não entendemos o mercado, não entendemos o consumidor. O que vamos contar a ele?”, indagou Carlos. Ele ainda sugeriu melhorias de inovação para o futuro, elencando pontos como narrativas convergentes e transmídias, definição de valores e objetivos e agenda própria.

Transparência na publicização do cotidiano legislativo

O presidente da Unale, deputado estadual Sérgio Aguiar (CE) falou sobre a importância da comunicação social durante a execução das atividades legislativas e seu impacto para a sociedade civil. 

“É importante fortalecermos a parceria com a Astral porque somos convictos de que quem transmite para sociedade o que acontece nas atividades plenárias são aqueles que fazem parte do sistema de comunicação social das Casas Legislativas. A partir disso, é fundamental a demonstração da transparência na publicização do cotidiano nos parlamentos”, destacou Sérgio, que já exerce o quinto mandato. 

Por Larissa Bispo

Foto: Jessen Peixoto

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo