Search
Close this search box.

Uma das abordagens foi o uso da Inteligência Artificial no dia a dia das cerimônias.

O impacto de novas tecnologias no dia a dia profissional de cerimonialistas foi um dos assuntos discutidos durante o 16º encontro da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), realizado da manhã desta quarta-feira (08), durante da Conferência Nacional da Unale, realizada em Fortaleza, no Ceará, até a próxima sexta-feira (10).

A temática foi conduzida por Pedro Amorim, que foi Chefe do Cerimonial da Presidência da Petrobras de 2009 a 2020. Na oportunidade, ele falou em como a Inteligência Artificial tem impactado no dia a dia de trabalho das profissões e exemplificou o ritual das cerimônias. Como exemplo, apresentou as opções dadas pelo ChatGPT em diversas ocasiões. “Nos exemplos apresentados, vimos que a IA ajudou em 90% no primeiro caso, 50% no segundo, e 0% no terceiro”, contou, avaliando que nem todo profissional pode ser substituído pela tecnologia.

O palestrante também abordou as mudanças nas cerimônias em virtude da pandemia, como encontros virtuais e híbridos.

Em seguida, o chefe de cerimonial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Coronel Franklin, abordou os Títulos e honrarias do Poder Legislativo, mostrando exemplos em nível nacional, estadual e municipal. Ele pontuou situações em que precedências podem ser modernizadas e apresentou exemplos da Alepe.

No encontro, também foi eleita da direção da ABCLE, que tem duração de um ano. Jardel Coutinho foi reconduzido para presidência da associação, Coronel Franklin ficou na primeira-vice presidência, Júnior Santos na segunda vice, enquanto Silvia foi eleita primeira-secretária, Rosângela Silva ficou com a segunda-secretaria e  Nicole Madeiro ficou com a direção administrativa.

Por Jumariana Oliveira

Compartilhe!