As eleições deste domingo (2) serão feitas no fuso horário de Brasília, o que significa que estados do Brasil com fusos diferentes terão horários diferentes de funcionamento das urnas. Os eleitores devem ficar atentos aos horários específicos de abertura e encerramento da votação em suas cidades.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu no ano passado que a votação acontecerá entre às 8h e 17h, pelo horário de Brasília. Desta forma, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima e em alguns municípios do Amazonas, será das 7h às 16h no horário local. No Acre, das 6h às 15h. No arquipélago de Fernando de Noronha, as urnas funcionarão das 9h às 18h.
De acordo com o TSE esta medida irá vai impedir que eleitores de estados que têm o relógio atrasado em relação a Brasília sejam influenciados por informações sobre a votação em outras praças.
Divulgação dos resultados começará às 17h
Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve ter início a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Vale ressaltar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.
Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília.
Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale