Search
Close this search box.

cabral1

Quase 600 parlamentares já fizeram suas inscrições para a XV Conferência da Unale. O evento, que é o maior encontro dos legislativos no País, acontece de 18 a 20 de maio, em Florianópolis (SC). Reformas e perspectivas para o Brasil, segurança e planejamento para a Copa do Mundo e Olimpíadas, são alguns dos temas das palestras que vão enriquecer a Conferência. O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral já está confirmado como um dos palestrantes. Quase 600 parlamentares já fizeram suas inscrições para a XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a CNLE. O evento, que é o maior encontro dos legislativos no País, acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2011, em Florianópolis, Santa Catarina. Reformas e perspectivas para o Brasil, segurança na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, panorama político e econômico no Brasil de hoje e as expectativas para o Brasil de amanhã, Planejamento para a Copa do Mundo e o trabalho dos legislativos são alguns dos temas das palestras que vão enriquecer a Conferência.
Com o aprofundamento nos temas debatidos, a conferência qualifica as ações individuais dos parlamentares e proporciona resultados cada vez mais efetivos nas políticas públicas. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, confirmou sua presença no encontro com os parlamentares brasileiros. Cabral vai abordar o tema: Segurança pública e Planejamento para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, um dos temas mais importantes do encontro. Além do governador, haverá  um encontro entre os gestores da copa no Brasil com o grande responsável pelo sucesso da Copa na África do Sul, Henry Grimbeek, que é gerente de projetos da Fifa.

A Conferência procura envolver os parlamentos estaduais com temas importantes, ligados às diversas regiões do país, para que estejam mais identificados com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados. As discussões em palestras e reuniões tenta ampliar a área de conhecimento dos parlamentares e melhorar os procedimentos legislativos. Outro objetivo é estabelecer o debate sobre assuntos de interesse dos Estados, a fim de construir o caminho das ações que sintetizam a visão da maioria, que será base para a Unale na defesa desses interesses, junto ao Congresso Nacional.

Sérgio Cabral
Governador do Rio de Janeiro
Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho nasceu em 27 de janeiro de 1963 no bairro do Engenho Novo, no Rio de Janeiro. Filho mais velho do jornalista e escritor Sérgio Cabral e da museóloga e professora Magali Cabral, Sérgio Cabral é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela UniverCidade. Iniciou sua carreira na política aos 24 anos como diretor de operações da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro). Três anos depois, em 1990, foi eleito deputado estadual pela primeira vez (PSDB).

Reeleito em 1994 (PSDB) para o segundo mandato, iniciou sua participação na gestão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e, apoiado por uma frente parlamentar ampla, foi eleito presidente da ALERJ, cargo que ocuparia por oito anos.

Em 1998, em sua terceira legislatura (PSDB), foi o deputado mais votado do Brasil, com 380 mil votos. Entre as leis de sua autoria destacam-se a criação da Delegacia do Idoso na Polícia Civil (Lei 2200/93), do Conselho Estadual de Defesa do Idoso (Lei 2536/96) e a criação do Passe Livre para estudantes da rede pública portadores de deficiência física e maiores de 65 anos (Lei 3339/99).

Foi eleito Senador em 2002 (PMDB), quando assumiu a presidência da Comissão do Idoso e atuou ainda como relator do Estatuto Nacional do Idoso. Na área da cultura, como Presidente da Comissão de Cinema, Teatro e Comunicação Social, trabalhou pela renovação dos incentivos fiscais da Lei do Audiovisual, principal mecanismo de financiamento do cinema nacional.

Em 2006, escolhido em convenção o candidato da coligação Unidos Pelo Rio ao governo do Estado do Rio de Janeiro, foi eleito em segundo turno com 5,1 milhões de votos. Foi reeleito governador do Rio nas eleições de 2010, com 5,2 milhões de votos, mais de 66% dos votos válidos.

Compartilhe!