Search
Close this search box.

A gestão da inovação com governadores foi tema de palestra na 24ª Conferência da Unale nesta quinta-feira (25). O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSBD), foi convidado para falar sobre o tema e compartilhou as experiências do estado na área.

“Nós crescemos 7% ao ano nos últimos 7 anos. Isso é maior que a média geral”, afirmou Azambuja. Para esse desenvolvimento, o governador elencou as ações adotadas pelo Executivo local.

Entre as medidas, foi destacada uma reforma estrutural no governo. “Passamos a gastar menos com governo e mais com as pessoas. Eram 16 secretarias quando assumimos e  passamos para nove”, explicou.

Conforme o chefe do Executivo, todas as secretarias trabalham por contrato de gestão, com metas estabelecidas. “Contratos de gestão ajudaram muito a desenvolver as políticas públicas e isso permitiu um estado mais ágil e moderno”, disse.

Outro poder de gestão e inovação destacado foi a Reforma Previdenciária. “Fizemos duas reformas previdenciárias. Decisão dura, mas necessária”, afirmou. Além disso, o governador explicou que houve Reforma Fiscal, com alterações de alíquota e criação de leis de incentivos fiscais. Ainda na área financeira, Azambuja afirmou que os poderes e instituições independentes não recebem mais duodécimos. Os gastos são feitos conforme um teto de gastos vinculados ao IPCA.

Azambuja ainda falou sobre a criação de plataformas digitais, para dar condição de acesso fácil a serviços públicos sem necessidade de atendimento presencial. “Todos os dias, 27 mil pessoas acessam as plataformas”, disse.

Outra medida tomada para gestão eficiente do estado foi o investimento em transparência. “Tornamos o estado mais confiável, com a controladoria de Estado. Saímos de última nota em transparência para ser elencado como o primeiro, na avaliação da CGU. Com mais integridade você gere melhor ”, afirmou

O governador destacou ainda a importância da Parceria Público Privada (PPP) para inovação. Entre os exemplos, Azambuja relatou a experiência para avanço na área de saneamento básico. “Você trazer capital privado para setor público, para serviço à população, também é inovação”, pontuou. Também foi desenvolvida PPP para construção de infovias digitais para melhorar acesso à internet e velocidade do serviço.

“Tudo isso aumentou nossa capacidade de poder investir. Hoje, MS é o estado brasileiro que mais investe per capita no Brasil. Com as reformas e inovações conseguimos investir mais”, finalizou.

Por Evellyn Abelha

Compartilhe!