A deputada Goretti Reis (DEM), presidente da Secretaria Especial de Saúde da Unale, expôs para deputados federais, em Brasília, durante Audiência Pública na Câmara sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 01A de 2015, de autoria do deputado federal Vanderlei Macris (PSDBSP). Durante quinta-feira (24), a parlamentar explicou a importância da aprovação do projeto.
“É preciso estar em busca de ações para que a saúde saia da UTI e a população possa ter um atendimento à saúde com dignidade, e infelizmente isso só é possível com dinheiro. Com esta aprovação serão garantidos recursos. Como parlamentar e enfermeira que sou sempre trabalhei em prol da saúde em nosso Sergipe, agora como presidente da Secretaria de Saúde da Unale tenho a oportunidade de fazer muito mais e de forma abrangente. Hoje tive a oportunidade de mostrar o que muda com a aprovação dessa PEC.” Explicou a parlamentar.
Sobre a PEC, Goretti explicou que a mesma estabelece uma regra de transição de 5 anos até que o percentual de 18,7% seja atingido. Segundo autor da PEC, ela é baseada na proposta feita no ano passado pelo Movimento Saúde +10, que reúne cerca de 40 entidades de classe favoráveis à ampliação dos recursos para a saúde.
Na parte da tarde Goretti Reis continuou suas atividades e se reuniu com o deputados Raimundinho, do Acre e Carlos Felipe do Ceará, os dois também compõem a Secretaria Especial de Saúde. No encontro foram discutidas as ações que deverão ser desenvolvidas em prol da saúde. “Estamos organizando uma mobilização junto aos parlamentares da Frente em defesa da Saúde para assegurar mais recursos para estados e municípios.”
Na ocasião Goretti Reis visitou também a presidente da Procuradoria das Mulheres no Senado, Vanessa Grazziotin, que recentemente, por indicação de Goretti esteve em Sergipe participando de Audiência Pública sobre mulheres na política. Em viagem recente a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul para um evento da Unale, as deputadas Stela Farias e Janete Sá, do Espírito Santo proporcionaram a Goretti Reis a oportunidade de conhecer as políticas públicas gaúchas voltadas para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, por isso hoje as visitou em seus gabinetes.