Foi aprovada e publicada no último dia 12 de setembro a criação da Frente Parlamentar em Defesa da UNALE. A proposição foi articulada pela presidente da entidade, deputada estadual Tia Ju (RJ), em conjunto com o deputado federal Luciano Vieira (RJ).
O ato de instalação dependia da publicação assinada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB). Na semana passada, Tia Ju esteve em contato direto com o parlamentar e pediu celeridade no processo. O registro foi realizado dentro do prazo esperado.
Ao todo, 195 deputados estaduais de diversos estados assinaram o requerimento que cria oficialmente a Frente Parlamentar. Com isso, já há condições para que o lançamento ocorra. Segundo Tia Ju, a expectativa é de que a cerimônia aconteça ainda este ano, em um evento nacional que reunirá parlamentares de todo o país.
Entre as primeiras ações previstas, a deputada pretende pedir ao presidente Luciano Vieira que traga à discussão propostas de emendas à Constituição voltadas à defesa das prerrogativas parlamentares, reforçando a importância da autonomia dos legislativos estaduais e a valorização de seu papel no sistema federativo. Ainda em setembro, Tia Ju e Vieira irão se reunir para definir os detalhes da instalação.
“A criação da Frente Parlamentar em Defesa da UNALE é um passo fundamental para fortalecer o papel dos legislativos estaduais no Brasil. Estamos unindo forças em defesa da autonomia parlamentar e vamos trabalhar para ampliar o diálogo com a Câmara Federal em torno de temas que impactam diretamente os estados e a sociedade brasileira”, destacou a deputada Tia Ju.
Por Márcio Ferreira/Assessoria Parlamentar deputada Tia Ju (RJ)



