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Requerimento apresentado por onze parlamentares e aprovado em Plenário na sessão de quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) prevê a constituição da Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável. O objetivo, conforme o documento, será de fomentar e acompanhar a implantação de políticas públicas que viabilizem mecanismos de acesso aos diferentes modais de transporte e deslocamento nos municípios paranaenses.

“Sua constituição intenta em propiciar a integração dos cidadãos, seus bens e serviços essenciais, ao trabalho, à moradia e ao lazer, ampliando a segurança e a qualidade de vida através do aumento da mobilidade e da acessibilidade de todas as pessoas, principalmente das mais carentes, propiciando a circulação, a fluidez e a paz no trânsito entre veículos particulares, motocicletas, meios de transporte coletivo e dos transportes não motorizados, como forma de garantir o crescimento urbano sustentável e uma apropriação mais justa e democrática dos espaços públicos, colaborando de vez para a formação e a consolidação da boa qualidade de vida nas diferentes cidades do nosso Estado”, diz o requerimento, na sua justificativa.

Sustentabilidade – Embora a proposta já seja subscrita pelos deputados Rasca Rodrigues (PV), Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Edson Praczyk (PRB), Adelino Ribeiro (PSL), Hermas Brandão Júnior (PSB), Fernando Scanavaca (PDT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Leonaldo Paranhos (PSC), Nelson Luersen (PDT) e Cleiton Kielse (PMDB), a Frente Parlamentar da Mobilidade Sustentável previa inicialmente, na sua formação, a presença de sete membros, seguindo até o final da presente legislatura. “A Frente Parlamentar ora proposta terá papel fundamental para acompanhar, conceber, fomentar e criar políticas públicas voltadas às questões que permeiam a mobilidade urbana sustentável” defendem os autores da iniciativa.

Os deputados destacam ainda, no requerimento apresentado e aprovado em Plenário, que a mobilidade urbana sustentável é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados “de maneira efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável”.

Jornalista: Rodrigo Rossi (ALEP)

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