Após momentos de descontração e inspiração proporcionados pelo poeta e cordelista Bráulio Bessa, na noite desta quarta-feira (08), foi realizada a abertura oficial da 26ª Conferência Nacional da Unale. O hino nacional e do Estado do Ceará foi tocado pelo acordeonista e músico cearense Nonato Lima.
Na capital do Ceará, em Fortaleza, o presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PE), explanou que “este é um momento de celebração e reflexão, onde os parlamentares de todo o Brasil se reúnem para discutir o futuro dos poderes legislativos estaduais”.
O parlamentar também abordou a importância das Casas Legislativas brasileiras assumirem o papel de protagonismo na formação das políticas públicas e na formulação de ações que impactam diretamente a vida do brasileiro.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, agradeceu pela oportunidade de receber cerca de 1700 conferencistas neste grande encontro no Ceará. O mesmo afirmou que “para nós é um prazer imenso poder colaborar para essa troca de experiências e poder mostrar para outras Casas Legislativas o que está sendo realizado aqui no Estado do Ceará.”
Para o presidente da Comissão Organizadora do evento, deputado Sérgio Aguiar (CE), este momento proporcionará discussões importantíssimas para as prerrogativas legislativas estaduais, com intercâmbio de informações entre os parlamentos brasileiros e será de grande valia para os participantes.
“Aqui, inclusive, nós temos representantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Argentina e do Uruguai, que para nós é uma honra. O foco primordial no cenário internacional é acompanhar projetos e leis bem sucedidas em outros países e adequá-las à realidade brasileira”, afirmou o parlamentar.
Além dos parlamentares, compuseram o dispositivo de abertura o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; a secretária da Unale do Acre, Antônia Sales; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho, que no ato representava o governador Elmano de Freitas; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim.
Prêmio Unale Assembleia Cidadã
A cerimônia oficial de abertura da 26ª Conferência Nacional da Unale foi marcada pela apresentação dos finalistas da 4ª edição da premiação, que visa incentivar projetos que busquem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo.
Os ganhadores serão escolhidos pelos participantes do evento no decorrer dos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Fortaleza-CE. Cada vencedor receberá o valor de 20 mil reais para investir no projeto, um troféu transitório e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã.
Confira os projetos finalistas da 4ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã em cada categoria:
Categoria Gestão
– PLe: A Plataforma Legislativa Oficial de Transparência Ativa e Participação Popular em Formato de Rede Social (CLDF)
– SAPL – Sistema de Deliberação Remota das Comissões (ALERR)
– Implementação da Agenda Global – ODS -2023 (ALPB)
Categoria Atendimento ao Cidadão
– Mit Legislativo + Cidadão Aleam (ALEAM)
– Comseg Escolar e o Enfrentamento do Problema da Segurança nas Escolas (ALESC)
– Assembleia e Você (ALRN)
Categoria Projetos Especiais:
– Caravana do Legislativo – Lei Paulo Gustavo (ALETO)
– Conhecendo o Parlamento (CLDF)
– Educando pelo Amazonas (ALEAM)
Por Malu Souza/Ascom Unale