Search
Close this search box.

Mais de dez por cento do total de candidatos a cargos públicos nas eleições de 2014 tiveram o pedido de candidatura impugnado pelo Ministério Público Eleitoral junto à Justiça Eleitoral até agora. Isto equivale a 1.883 pessoas do total de 20.551 postulantes em todo o país. Desse total, 362 (20%) foram denunciados por supostamente serem fichas-sujas.

Os dados não englobam o Estado de São Paulo, que deve concluir o levantamento ainda esta semana. Eles apontam um aumento no número de contestações de candidaturas baseadas na Lei da Ficha Limpa (um de cada cinco postulantes) na comparação com as últimas eleições gerais de 2010.

A impugnação é o pedido de rejeição do registro de candidatura. Cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais julgar cada situação concreta. Em caso de revés para o candidato, ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na maior parte dos estados, o prazo para impugnar já se encerrou.

Os dados apontam, ainda, um aumento de 74% de casos de pedido de impugnação em Minas Gerais, 1.175 no total. Para acelerar o processo de analise dos casos, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) irá fazer hora extra a partir desta segunda-feira (21).

Veja abaixo a situação em todo o país:

tabela_lei_ficha

Ilustração: Portal Uai

Compartilhe!