Durante o mês de fevereiro, a Unale promove a campanha “Fevereiro Roxo e Laranja: Roxo ou Laranja, o importante é não desistir”. O principal objetivo da ação é conscientizar para os perigos do Lúpus, da Fibromialgia, do Mal de Alzheimer e da Leucemia, doenças “invisíveis” e poucos faladas pela população.
A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
Muitas pessoas convivem em silêncio com esses distúrbios, sem o suporte necessário da mídia e da sociedade. Além disso, o sentimento de culpa percorre junto com elas, algo que pode se transformar em um problema na saúde mental futuramente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento para doenças crônicas e autoimunes por meio das Unidades Básicas de Saúde e dos centros especializados. O acolhimento e a comunicação dessas doenças é essencial para garantir o diagnóstico, tratamento e qualidade de vida.
O legislativo estadual tem papel fundamental para ampliar o acesso e fortalecer a rede de atenção. A Unale, por meio da Comissão de Saúde, reafirma seu compromisso com políticas públicas que acolham todas as formas de sofrimento.
Por Felype Campos/Ascom Unale



