O 50º Encontro Nacional da FENALE (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), realizado no dia 3 de dezembro, foi prestigiado por um auditório lotado, como ocorre normalmente nos eventos da entidade durante as conferências da UNALE. Mais de 120 pessoas, de todas as regiões do país, estiveram na sala destinada ao encontro, mais cadeiras precisaram ser colocadas para acomodar todos os presentes.
Na mesa de abertura, estiveram lado a lado integrantes da última diretoria e daquela que seria empossada à tarde. José Eduardo Rangel, presidente, e Nelson Menezes Florisbal, secretário-geral da diretoria que encerra seu ciclo em 2024, conduziram o evento em conjunto com o novo presidente, Alexandre Melo, e o secretário-geral, Antonio Vitor Urich. José Eduardo Rangel destacou a harmonia entre sua equipe e os sucessores, ao afirmar que “a nova diretoria representa a continuidade do legado, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público”.
Nesse sentido, foram homenageadas três personalidades importantes, que estiveram presentes na fundação da FENALE e continuarão participando da Federação no Conselho Consultivo de ex-presidentes instalado neste encontro. Receberam a Comenda FENALE e a Medalha Presidente Emérito Edson Kusma os ex-presidentes João Moreira (MS), Gaspar Bissolotti Neto (SP) e Nélson Menezes Florisbal (RS). João Moreira não pôde comparecer, mas Gaspar Bissolotti e Nélson Menezes ganharam de suas esposas a premiação.
Alexandre Melo disse, sobre os homenageados, que “tem certeza de que eles ainda farão muita história na FENALE, seguirão conosco. Poderíamos passar horas ouvindo suas trajetórias de luta”. A manhã terminou com o tradicional pinga-fogo, momento em que os participantes podem falar sobre questões relacionadas às suas entidades.
Alison Souza, presidente do Sindilegis, do DF, e diretor de Comunicação da FENALE para o próximo triênio, lembrou que, “na contramão de muitos sindicatos do país, especialmente na iniciativa privada, o Sindilegis cresceu muito nos últimos anos e ganhou força”. Linconl Miranda, vice-presidente da diretoria que se despediu, disse, sobre a realidade de Minas Gerais, que entre as prioridades está a “luta para manter a previdência dos servidores e contra a privatização da Cemig e da Copasa”.
Nova diretoria toma posse
Após a apresentação e aprovação do Relatório de Atividades do 2º Semestre 2024 e da gestão 2021/2024, além da apresentação e aprovação da previsão orçamentária para 2025, foi posto para análise dos presentes o texto da Carta do Rio, que lista as maiores preocupações e eixos de trabalho da FENALE. Os participantes fizeram considerações sobre o conteúdo, incorporadas à redação final, que destacou, na sua conclusão, a importância da preservação do Estado Democrático de Direito.
Após a abertura para a votação de moções propostas, iniciou-se a solenidade de posse da Diretoria Executiva e dos Órgãos Diretivos da FENALE para a gestão 2024-2027, prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal, uma vez que o novo presidente, Alexandre Melo, é o primeiro representante do estado a ocupar o posto de presidente da FENALE.
Nova Diretoria Executiva
PRESIDENTE – ALEXANDRE MELO (SC)
1a. VICE-PRESIDENTE – ZILNEIDE OLIVEIRA LAGES (AL)
2º VICE-PRESIDENTE – LINCOLN ALVES MIRANDA (MG)
VICE-PRESIDENTE CENTRO OESTE – ANA CLÁUDIA GOMES (MS)
VICE-PRESIDENTE NORDESTE – ORLANDO JOSÉ DO BONFIM FILHO (PB)
VICE-PRESIDENTE NORTE – MIRIN LUIZ DE BRITO (RO)
VICE-PRESIDENTE SUDESTE – FABIANO BUROCK FREICHO (ES)
VICE-PRESIDENTE SUL – ANGELINA KIERDEL (PR)
SECRETÁRIO GERAL – ANTONIO VITOR URICH (SC)
SECRETÁRIO ADJUNTO – LEANDRO PEREIRA MACHADO (ES)
TESOUREIRA GERAL – RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO (SP)
TESOUREIRO ADJUNTO – NELSON HENRIQUE MOREIRA (SC)
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO – ALISON SOUZA (DF)
DIRETORA JURÍDICA – WILMA SILVEIRA SOUZA LEAL (RJ)
DIRETOR DE FORMAÇÃO SINDICAL – WILTON CÉSAR VASCONCELOS LEITÃO (PB)
DIR. DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS – DILCILENE FERREIRA DA SILVA BORGES (AP)
DIR. DE POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DA MULHER – ALINE COVOLO RAVARA (SC)
DIR. DE ENTIDADES PARCEIRAS – PETRUS ELESBÃO LIMA DA SILVA (DF)
Por Cláudio Ornellas