Foto: Wagner Guimarães

Na tarde desta quarta-feira (24), dando continuidade aos eventos simultâneos realizados durante a 24ª Conferência Nacional da Unale. Ocorreu a reunião da FENACRIA (Frente Parlamentar Interestadual de mobilização Nacional pró-Criança e Adolescentes).

Durante o evento, membros da Polícia Civil e defensoria pública do Mato Grosso do Sul, discutiram temáticas sobre políticas públicas para a proteção de crianças e adolescentes. A reunião contou com a ilustre presença do deputado Lidio Lopes.

“É um privilégio está participando da Conferência, queria recepciona-los nessa reunião, temos uma relação muito frequente e ativa aqui, eu participo da Fenacria, pois é uma das minhas bandeiras a defesa das crianças e dos adolescentes”. Comentou o deputado.

A presidente da Unale, deputada Ivana Bastos visitou a reunião para agradecer a parceria com a FENACRIA. “Aqui tudo está sendo feito com muito carinho, muito obrigado por vocês estarem aqui, somos parceiros nesta causa nobre e justa”.

Políticas públicas na proteção da criança e adolescente

Fernanda Félix, Delegada de Polícia no Estado do Mato Grosso do Sul, comentou sobre o seu trabalho árduo na luta contra a violência nas crianças e adolescentes.

“É uma honra representar a polícia civil e combater a violência sentida pela criança e adolescente. Foi um trabalho árduo de 24 horas de atendimento a população”. Diz delegada.

Ela ainda comentou sobre as consequências que o isolamento social trouxe neste aumento de casos

“A violência contra crianças e adolescentes em nosso Estado é uma realidade crescente, na pandemia,  devido ao isolamento estes casos aumentaram ainda mais. No período de pandemia na delegacia, nós percebemos uma crescente nos crimes de abandono de capaz e lesões corporais”. Complementou Fernanda.

Violência contra a Mulher e as consequências para os filhos das vítimas

Mato Grosso do Sul é o segundo mais estado com caso de feminicídio no Brasil, esta violência contra a mulher impacta diretamente nos filhos das vítimas. De acordo com  a delegada, as consequências para os filhos que presenciam estes  casos,  são gravíssimas.

“ A criança não se tem uma base familiar necessária para se desenvolver, o que gera muitos traumas como: medo, ansiedade, insônia e isolamento”. Complementou Fernanda.

Defensoria pública do Mato Grosso do Sul

A defensoria existe há 39 anos com o propósito de proteger as crianças em todos os municípios do Estado.

Débora Paulino, defensora pública do estado de Mato Grosso do Sul, ressalta a importância do seu trabalho no auxílio para essas crianças. “ainda não se chegou no patamar absoluto de prioridade, e nós estamos aqui para mudar isso”.

24ª Conferência Nacional da Unale

A 24ª Conferência Nacional tem o intuito de promover importantes debates, dirigidos por personalidades de renome mundial, entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros, candidatos presidenciáveis e delegações internacionais,

O tema central do maior encontro entre Legislativos da América Latina : Unale 25+ “Redesenhando os caminhos do Parlamento”. Para tratar dos desafios do cenário mundial pós-crise pandêmica.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale