Evandro Garla é deputado distrital pelo PRB
O Censo Escolar da Prova ABC mostra que a Educação no Brasil está apresentando alta taxa de evasão escolar. Dos quase 1,6 milhão de alunos do ensino básico que abandonaram a escola em 2012, mais de 1,5 milhão cursavam a rede pública, tanto no nível fundamental (762 mil) quanto no médio (760 mil).
Entre os que permaneceram, sete em cada dez chegaram ao terceiro ano do ciclo fundamental sem a adequada habilidade em escrita e matemática, e mais da metade com deficiência em leitura. Com um agravante: nesse último caso, não se trata de letramento ou alfabetização.
Os dados mostram que o processo de aprendizagem da criança é o principal fator deficiente, pois essa é a fase que carrega a legião de milhões dos chamados “analfabetos funcionais”, isto é, assimilaram apenas conhecimentos rudimentares de leitura e escrita e não conseguem aplicá-los na prática. O dado confirma observações e experiências que pedagogos de todo o País estão constatando na prática. O Brasil está sendo vítima a cada dia de um mal: a evasão escolar.
O censo revela que a educação continua sem receber atenção especial, em um país que pretende ingressar na era do desenvolvimento sustentável. Existe um perfil para crianças, adolescentes e jovens que abandonam a escola: vulnerabilidade social, baixa renda, pouca escolarização das famílias e, consequentemente, a necessidade de trabalhar.
Portanto, é necessário reverter essa situação, mudando didáticas pedagógicas e investindo em tecnologia.