Oferecer capacitação aos servidores da Assembleia Legislativa, vereadores e técnicos dos Legislativos municipais em Mato Grosso do Sul e levar à comunidade mais informações a respeito da atuação Parlamentar. Essas são algumas das ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, uma iniciativa que celebra, a cada ano, excelentes resultados. Em 2015, mesmo com os impactos da crise financeira, que interferiu nas ações do poder público, a Escola do Legislativo priorizou a legalização e ampliação de parcerias. Foram elaborados convênios com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, e com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe/MS) para a realização da 5ª edição do Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense. O projeto, criado em 2005, também conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS).

Os 15 deputados estudantes titulares e os 11 suplentes foram eleitos para mandatos de um ano e já foram capacitados. “A capacitação foi produtiva e emocionante. Os deputados estudantes participaram das palestras e já definiram, por consenso, a Mesa Diretora”, informou a diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami. Todos os eleitos, por voto direto, nas escolas, serão diplomados dia 22 de fevereiro de 2016, às 8h30, no TRE, e empossados às 15h do mesmo dia, no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, onde será realizada, na sequência, a primeira sessão legislativa.

Participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias dos deputados estaduais, e poderão apresentar projetos a serem apadrinhados pelos parlamentares. Para a diretora-geral do TRE-MS, Letânia Ferraz de Brito Coutinho, o Parlamento Jovem foi uma oportunidade de levar aos alunos mais informações sobre o processo eleitoral. “Muitos nunca votaram, então já foram se familiarizando com o exercício do voto, o valor que tem, além de politizá-los no sentido amplo, para que saibam também as responsabilidades daquele que é eleito”, ressaltou.

A Escola Estadual Arlindo Gomes de Andrade elegeu dois alunos titulares em 2015. “Foi um orgulho para nós esse resultado. É a segunda vez que coordeno a participação da escola no Parlamento Jovem e percebo que, além de proporcionar o entendimento sobre política, é possível fazer um trabalho para motivar o espírito de liderança entre os que concorrem”, explicou o professor de Sociologia, Denilson Domingues.

Vereadores

Seminário – De que forma utilizar assertivamente o marketing político e as redes sociais para a divulgação das ações legislativas? Como gerenciar crises no ambiente virtual? Esses e outros temas foram debatidos durante a 11ª edição do Seminário de Vereadores, realizado em junho de 2015 e que contou com a participação de 427 representantes dos legislativos municipais de todo o Mato Grosso do Sul. Segundo a diretora da Escola do Legislativo, além de garantir capacitação e promover o debate democrático, o Seminário representa oportunidade de integração. “Temos a participação de vereadores de todo o Estado, que podem conversar, trocar informações e experiências, firmar parcerias, o que também contribui para uma atuação mais correta e eficaz em seus respectivos municípios”, analisou Cheila. A participação é totalmente gratuita.

Servidores – O Curso de Redação Oficial, também coordenado pela Escola do Legislativo, contemplou os servidores da Casa de Leis. “Tivemos uma ampla participação e, para 2016, trabalharemos para possibilitar mais cursos aos nossos servidores”, disse Cheila. Outras metas são a reformulação do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento da Escola do Legislativo, além de parcerias com 15 Câmaras Municipais. “Queremos fortalecer o trabalho do Legislativo por meio da técnica e da transparência das Casas de Leis”.

Quem participa, defende a realização das capacitações. “Participar do Curso de Redação Oficial foi muito importante porque adquiri mais conhecimento. Tudo o que aprendi auxilia no meu trabalho diário e ganhei mais agilidade com isso”, afirmou Cibele A. de Mello Aranha, bacharel em Direito que trabalha na Casa de Leis como auxiliar em processos legislativos. “O curso possibilitou que eu tenha uma análise mais precisa de qualquer documento que passa pelas minhas mãos e que também utilize mais criatividade ao redigi-los”, complementou.

Os servidores lotados na Diretoria de Segurança e Informação participaram da palestra Qualidade no Atendimento, proferida por Rosane Zamberlan Bellé, especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Palestras motivacionais também foram ministradas aos servidores que atuam nas diretorias e 24 gabinetes parlamentares, no plenarinho Deputado Nelito Câmara.

Criada por meio da Lei 2.762/2003, a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet tem como missão promover a capacitação dos parlamentares Estaduais, Municipais e dos servidores da Comunidade Legislativa, com excelência e qualidade, prestando assistência responsável e diferenciada, visando o aprendizado para dinamizar o funcionamento do Poder Legislativo em Mato Grosso do Sul.

Fonte: ALMS

Compartilhe!