De acordo com o Art. 24, previsto no estatuto da Unale, a Diretoria Executiva é o órgão de supervisão e orientação superior da entidade, cabendo-lhe fixar as diretrizes e normas gerais de organização, bem como os fundamentos e bases específicas de atuação e funcionamento.

O mandato de todos os cargos de todos os membros da Diretoria é de um ano, não sendo permitido o direito de uma reeleição futura para o mesmo cargo. Os mandatos iniciaram dia 1º de janeiro e encerram-se dia 31 de dezembro.

Atualmente, a Diretoria Executiva da Unale é composta por: um presidente; cinco vice-presidentes, sendo um de cada região do País; um secretário-geral e vinte e seis secretários, sendo um de cada estado; um tesoureiro-geral e cinco tesoureiros.

Saiba a função de cada cargo:

Presidente: É responsável por coordenar e supervisionar a gestão da Unale, assinando atos, resoluções e todo e qualquer documento necessário ao bom funcionamento da instituição, representar a entidade dentro e fora de sua sede, manter vínculos de estreita e permanente colaboração e comunicação com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, dentre outras funções.

Vice-presidentes: Substituem o presidente em caso de ausência, seja qual for o motivo, trabalha em parceria com o presidente na administração da UNALE e na solução de assuntos relacionados à área, apoia e colabora eventos e atividades da entidade realizados em sua região.

Secretário-Geral: Substitui o presidente e os vice-presidentes nas suas ausências, auxilia na organização da Assembleia Geral, na coordenação das atividades, nos trabalhos da secretaria e colabora no gerenciamento geral.

Secretários Estaduais: Auxiliam o secretário-geral nas tarefas, colaboram com todos os procedimentos administrativos necessários para a expedição da Carteira de Identidade Parlamentar (CIP), apoiam e colaboram nos eventos e atividades da Unale, em sua região.

Tesoureiro-Geral: Coordena e supervisiona o gerenciamento da Unale, autoriza, juntamente com o presidente, a abertura, movimentação, e encerramento de conta bancária, verifica os documentos financeiros e convoca os tesoureiros para auxiliá-lo no exercício de suas funções.

Tesoureiros: Substituem na ordem hierárquica da inscrição da chapa, o tesoureiro-geral nas suas ausências e quando são convocados, auxiliam na solução de assuntos relacionados à área de sua designação.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!