Ao longo das últimas semanas, países como Reino Unido, França, Espanha e Dinamarca estão estudando a hipótese em que a Covid-19 não seja mais encarada com uma pandemia e comece a ser tratada como uma endemia em seus territórios.
Apesar do avanço da Ômicron, setores da comunidade científica trabalham com o panorama de que o surgimento dessa variante pode significar a transição da pandemia para uma endemia, mas ainda não há um consenso.
Com isso, a doença provocada pelo coronavírus deixará de ser vista como uma emergência de saúde e muitas das restrições: Uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, não serão cruciais para combate só vírus.
Vale esclarecer, que endemia não, necessariamente, é uma boa notícia. Ela apenas significa que há uma quantidade esperada de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença, de acordo com um local e uma época do ano específica. E esses números nem aumentam nem diminuem.
O que muda?
A vantagem de uma endemia sobre uma pandemia é o controle sobre a propagação da doença. Na situação atual da pandemia da Covid-19, a principal aliada na transição de um nível pandêmico é a vacinação. Além de diminuir a gravidade da doença, os imunizantes também ajudam a impedir a criação de novas variantes.
O que é pandemia?
Uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.
Em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários porque ela se estende a várias regiões do planeta. Mas quando uma doença é classificada como pandemia, não, necessariamente, significa que a situação é irreversível e nem que ela deva ser encarada pela população mundial como um “alerta de medo”. Também não quer dizer que o agente da doença, seja ele um vírus ou qualquer outro patógeno, tenha aumentado o seu poder de ameaça.
O que muda são as medidas adotadas pelas autoridades no combate à doença. No caso de uma pandemia, o protocolo de ação é outro e deve ser respeitado não só pelos países afetados, mas também pelos que ainda não registraram casos do vírus.
O que é endemia?
A endemia é uma doença de causa e atuação local. Ela se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado – um padrão relativamente estável que prevalece. Como é o caso da dengue no Brasil.
Uma questão importante sobre as doenças endêmicas é que elas podem se tornar epidêmicas se não controladas. Isto depende de vários fatores que vão desde mudanças no agente ou hospedeiro até transformações no ambiente.
O contrário também pode acontecer, como é o caso do novo Coronavírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a COVID-19 pode nunca desaparecer, tornando-se uma endemia e podendo impactar regiões específicas do planeta para sempre.