Enial debate tecnologia e inteligência artificial na 27º Conferência Nacional da Unale

Representantes do Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo (Enial) e palestrantes convidados participaram da 27º Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) nesta terça-feira (3/12), na cidade do Rio de Janeiro. A Enial trouxe para o evento a discussão sobre os trabalhos tecnológicos realizados nas assembleias, a engenharia de prompts e a tecnologia streaming para a gestão pública. 

Presidindo a Comissão Organizadora do evento, a deputada Tia Ju (RJ) destacou o sentimento de receber a UNALE no Rio de Janeiro e como o debate sobre tecnologia é fundamental. “Ficamos muito felizes em receber todos vocês aqui, é muito importante falar sobre tecnologia e inteligência artificial nas assembleias”, disse a deputada. 

Já o presidente da Enial e diretor de Transparência e Inovação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcos Pontes, ressaltou a importância da Conferência e como a tecnologia tem um poder transformador. 

“A UNALE tem feito essa parceria com a Enial há quatro anos. É muito importante essa troca de experiências entre os servidores de tecnologia de várias assembleias e os nossos palestrantes porque podemos esclarecer dúvidas e encontrar soluções sobre diversos temas dentro da tecnologia e da inteligência artificial”, disse Marcos. 

Logo após, o diretor de Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Mário Gurgel, explicou o trabalho realizado em seu setor e por que esse trabalho se tornou uma referência. “Usamos o reconhecimento facial dos parlamentares nas sessões plenárias. Eles registram sua presença e validam os votos de forma segura. Já fizemos termos de cooperação com outras assembleias e já estamos em quase todo o Brasil”, afirmou Mauro Gurgel.

Durante o evento, o especialista em Inteligência Artificial e Transformação Digital Dorimar Mandatto falou sobre a engenharia de prompts. “É uma ciência empírica de planejar, criar e testar prompts para gerar melhores respostas em grandes modelos de linguagem”, disse Dorimar.

Ele ainda ressaltou a importância dessa área no mercado de trabalho, pois algumas empresas oferecem salários de até R$ 2.7 milhões de reais por ano para engenheiros de prompts.

Tecnologia streaming para gestão pública 

Samuel Victoy, CEO da Zoe, a maior plataforma de streaming corporativo do Brasil, apresentou a ferramenta usada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O aplicativo é chamado ‘Deputados Aqui’ e teve um aumento de 200% na interatividade entre a assembleia e a população. 

“O streaming ajuda muito a aproximar a população do legislativo, conseguimos entregar conteúdo para diversos públicos. Nós temos um recurso que no final da fala de cada deputado, na plenária, vai direto para o aplicativo”, disse Victoy.

O CEO ainda destacou que o aplicativo traz mais transparência, pois a população consegue acessar cada projeto que está sendo votado. A ferramenta possui 80 mil downloads e teve 1000 projetos de leis enviados pela população.

Por: Luiza Macedo/Alerj

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo