Na segunda etapa do Encontro dos de Agentes Legislativos, “Mudanças na Cultura Política: uma Análise de Imagem Pública das Assembleias Legislativas”, o professor, Mario Fuks, falou sobre suas pesquisas na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele destacou os resultados dos projetos de inovações institucionais da Casa, que é pioneira na modernização da comunicação. A Assembleia mineira criou o primeiro canal de televisão legislativa do País, o primeiro portal, e é também pioneira na criação de revista e jornal impresso.
Apesar dos avanços comunicacionais, a opinião da população mineira sobre o parlamento continua negativa. Segundo Fuks é necessário, além, de um processo de inovação da comunicação, que a população tenha acesso direto aos trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares de Minas Gerais. “Nas minhas pesquisas observei que todos que tem informações mais aprofundadas sobre os serviços prestados pela ALMG, acabam tendo uma visão positiva da mesma,” disse o professor Mario Fucks.
Para debater o tema com o professor Fulks, esteve presente, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Nilton Rodrigues da Paixão Júnior. Ele endossou o trabalho de Fulks e complementou que é necessário melhorar a imagem do legislativo. “Uma das alternativas é a criação de um novo sistema de gestão pública na política”, arriscou.
O deputado Miki Breier, que também participou da mesa, disse que a mídia convencional ajuda a promover uma imagem negativa das Assembléias em geral, pois não mostra os bons projetos realizados pelos deputados. “Lamentavelmente a maioria dos veículos de comunicação social, por critérios que não cabe aqui e agora questionar, prefere divulgar as más notícias, o que contribui para esta imagem negativa dos parlamentares”, lamentou.
O presidente da Unale, Joares Ponticelli encerrou o encontro comemorando os bons resultados alcançados. “Sabemos que este é o primeiro encontro, portanto mais provocador e questionador e que outros trabalhos devem ser realizados. O Parlamento, que é um dos pilares da democracia, precisa se qualificar, e isso vale para parlamentares e servidores” afirma. Ponticelli agradeceu a parceria da Fenale, Abel, Interlegis e Senado na realização do encontro. “Com parceiros assim teremos o poder legislativo mais forte e, portanto, vamos fortalecer a democracia, fortalecendo e qualificando servidores e parlamentares”, justificou.