A atuação dos mesários é essencial para a garantia de um processo com transparência, o objetivo do trabalho desses indivíduos é informar a população do direito à democracia e cidadania. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram convocados para essa função mais de 1,8 milhão de pessoas para auxiliar nas eleições municipais em 2024.
Essa função é primordial nas eleições, os mesários conduzem todos os processos necessários para o pleito. Todos os indivíduos podem se voluntariar para exercerem essa atribuição dentro do processo eleitoral, basta seguirem os critérios que são listados pela Justiça Eleitoral.
Critérios necessários para ser mesário:
• Ter mais de 18 anos;
• Estar regularizado com a Justiça Eleitoral.
Durante o período que o indivíduo exerce a função de mesário, ele é considerado um agente público. Com isso, ele pode usufruir de alguns benefícios, tais como:
• O período trabalhado pode servir de horas complementares para cursos;
• Critério de desempate para concursos públicos;
• Os mesários, no período eleitoral, recebem um auxílio-alimentação por turno de trabalho;
• A cada dia trabalhado o indivíduo possui o direito a dois dias de folga.
Pessoas que não podem se voluntariar para ser mesário, são candidatas e candidatos ou parentes até de segundo grau, membros de diretórios ou de partidos políticos ou federações, agentes policiais, ocupantes de cargo de confiança do Poder Executivo, funcionários do serviço eleitoral e pessoas menores de 18 anos de idade.
Com informações do TSE*
Por Michele Gonçalves/Ascom UNALE