É no domingo! Dois dias antes da realização do 1° turno das Eleições Municipais de 2024, a UNALE traz uma série de dicas para o eleitor que ainda tem dúvidas sobre como se dá a realização do pleito. No dia 6, mais de 155 milhões de eleitores irão às urnas em mais 5,5 mil municípios espalhados pelo Brasil para escolherem prefeito, vice-prefeito e vereadores, que irão exercer mandato de quatro anos em suas cidades.
Escolha do candidato
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui o sistema DivulgaCandContas, que é uma ferramenta onde os eleitores podem pesquisar informações a respeito da prestação de contas de todas as candidaturas do pleito, inclusive contas eleitorais dos partidos políticos. Além dos números das candidaturas, o eleitor pode checar toda a movimentação financeira de campanha e até comparar gastos antes de decidir o voto. O sistema é atualizado a cada 60 minutos.
Colinha
Para os eleitores que possuem dificuldade de gravar os números dos candidatos, existe a possibilidade de levar a “colinha” para a cabine de votação. Após decidir o candidato e anotar o número correto para exercer o voto, o eleitor pode levar o material na hora de votar. Vale ressaltar que a “colinha” é uma anotação pessoal e individual.
É importante lembrar que o primeiro voto é para vereador, composto por cinco dígitos – os dois primeiros do partido e os outros três identificam o candidato. Já o segundo voto é para prefeito, e possui só dois dígitos.
Separe o documento e confira o local de votação
Para exercer o voto é preciso apenas apresentar um documento oficial com foto, mas o eleitor também pode usar o e-Título, caso já possua a fotografia no aplicativo. O programa funciona como uma versão digital do título de eleitor.
O eleitor pode consultar o local de votação pelo portal do TSE, e é importante não se esquecer, a votação será aberta às 8h e terá encerramento às 17h, no horário de Brasília.
Treine o voto na urna
No portal do TSE, é possível simular o voto na urna eletrônica. Os eleitores que quiserem se familiarizar com o dispositivo podem acessar a aba da Justiça Eleitoral e ampliar o conhecimento sobre a urna, a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, confirmação e voto em branco.
A página ainda oferece explicações em áudio, texto e Libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos para fins didáticos e melhor aprendizado.
Manifestações
A Resolução TSE n° 23.610/2019, que trata sobre a Eleição, trata como crime a propaganda de boca de urna, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos ou de candidatos, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, além da publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdos nas aplicações da internet no dia da eleição.
Porém, é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos pelo eleitor, como forma de manifestação de suas preferências políticas.
Desinformação
O portal do TSE também disponibiliza a página “Fato ou Boato”, que tem como objetivo combater a desinformação, verifica conteúdos acessados e traz materiais educativos. A Justiça Eleitoral ainda oferece um disque-denúncia para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais.
Com informações do TSE*
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE