Eleições Municipais 2024: Cerca de 1,5 milhão de eleitores com deficiência poderão votar no pleito

Em comparação com 2020, aumento do número de eleitores com deficiência aptos a votar é de 25%

Nas Eleições Municipais deste ano, cerca de 1,5 milhão de eleitores (1.451.846) com deficiência estão aptos para exercerem o direito ao voto. De acordo com a Justiça Eleitoral, esse é um número recorde registrado para o segmento do eleitorado.

Em 2020, por exemplo, pouco mais de 1,1 milhão de pessoas com deficiência estavam aptas para votar. O número deste ano, representa um aumento de 25% do eleitorado com algum tipo de deficiência. Se a comparação for feita com 2016, o eleitorado dobrou em oito anos.

Seções com acessibilidade

Das quase 1,5 milhão de pessoas com deficiência, cerca de 470 mil declaram ter alguma deficiência de locomoção. Para isso, a Justiça Eleitoral prima garantir que o eleitorado com deficiência possa acessar as seções eleitorais sem quaisquer barreiras arquitetônicas. Em 2024, mais de 180 mil seções com acessibilidade estarão em funcionamento no dia da eleição.

Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria do eleitorado com deficiência está concentrada na região Sudeste, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por outro lado, a região Norte é a que menos registrou eleitores com deficiência.

Vale destacar que o eleitor ou a eleitora com deficiência tem até o próximo dia 22 de agosto para solicitar a votação em seção distinta da origem, desde que dentro do mesmo município. A Transferência Temporária de Eleitor pode ser solicitada pela internet, nos portais do tribunais regionais eleitorais, por meio do serviço de autoatendimento eleitoral.

Com informações do TSE*

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo