Eleições Municipais 2024: 60% dos municípios têm maioria do eleitorado feminina

Existem mais mulheres do que homens aptos a votar no Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou dados a respeito do eleitorado brasileiro em relação às Eleições Municipais de 2024. Os números revelaram que 52,4% (81.806.914) do eleitorado é composto por mulheres e 47,5% (74.076.997) dos eleitores se declaram homens. Cerca de 28 mil pessoas, um pequeno percentual, não declarou o sexo.

Ainda de acordo com o TSE, em relação à distribuição geográfica do eleitorado, em quase 62% dos municípios brasileiros as mulheres são maioria dos eleitores, com 3.432 localidades com maioria feminina entre os votantes. Os homens, portanto, são maioria em pouco mais de 38% dos municípios, ou 2.126 municípios.

Faixa etária do eleitorado

Entre as mulheres, a maior parte está na faixa dos 45 a 59 anos, cerca de 20 milhões. Com relação aos homens, essa faixa de idade também é a que predomina, com pouco mais de 18 milhões.

Os mais jovens, de 18 a 24 anos, aparecem quase empatados no número de eleitores aptos a votarem quando se separa homens e mulheres. Cerca de 9 milhões de cada gênero estão aptos a votar em 2024.

Municípios que se destacam

A capital de Alagoas, Maceió, tem a maior proporção de eleitorado feminino do Brasil, com 55,3% dos eleitores do gênero. São Paulo, por sua vez, tem o maior número de eleitoras do país e ocupa o 4° lugar do ranking de maior proporção feminina entre as unidades federativas. No estado paulista, são 18,2 milhões de eleitoras.

No Rio de Janeiro, ocorre a maior parcela feminina do eleitorado. De todos os municípios cariocas, apenas quatro tem maioria masculina. Em todo o estado, são sete milhões de eleitoras, o que representa 53,7%.

Com informações do TSE*

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
UNALE discute educação financeira

No último dia de atividades da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e  Legislativos Estaduais (Unale), nesta quinta-feira (05/12),

Pular para o conteúdo