jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

Eleições 2026: mais de 1 milhão de novos eleitores foram registrados no ano passado

Movimento mostra o crescimento da participação cidadã no país

O eleitorado no Brasil cresceu em 2025. É o que aponta um levantamento publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o órgão, o número de eleitoras e eleitores aptos a votar passou de pouco mais de 154 milhões para 155 milhões em dezembro do último ano. Ainda segundo o tribunal, o avanço foi impulsionado tanto por novos alistamentos quanto pela regularização de títulos eleitorais.

No primeiro semestre de 2025, ocorreu um movimento de expansão após a atualização cadastral com foco nas Eleições de 2026. Neste espaço de tempo, foram cancelados títulos de eleitores e eleitoras que não compareceram às urnas em três eleições consecutivas. Desde então, os dados apontam uma retomada gradual do cadastro, com o retorno de parte desse público à condição e eleitor apto, além da entrada de novos eleitores.

Regiões

O aumento foi registrado em todas as regiões do Brasil entre maio e dezembro do ano passado. O sudeste apresentou o maior aumento absoluto de novos eleitores, com mais de 370 mil cidadãos aptos a votar, seguido pelo Nordeste, que registrou aumento de mais de 250 mil novos eleitores, e pelo Sul, com mais de 150 mil. O Norte com 134 mil novos eleitores e o Centro-Oeste, com mais de 130 mil, completam a lista. No exterior também foram registrados novos eleitores com mais de 51 mil novos registros.

Faixas etárias

O maior avanço no número de registros foi identificado no público de 65 a 69 anos, com acréscimo de mais de 240 mil novos registros, seguidos pelas faixas de 45 a 49 anos, com 230 mil novos eleitores, seguido pela faixa de 75 a 79 anos, com aumento de quase 200 mil novos cidadãos aptos.

Biometria

O número de registros biométricos do eleitorado também aumentou. No período, foram incorporados mais de 2,7 milhões de novos registros no cadastro eleitoral. O Sudeste registrou o maior crescimento, com mais de 1,3 milhão de novos eleitores com biometria, seguido pelo Nordeste, com acréscimo de mais de 660 mil, e pelo Sul, com mais de 275 mil. Centro-Oeste e Norte completam a lista com 233 mil e 192 mil, respectivamente.

Quem pode votar?

De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 14, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiras e brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Com informações do TSE*

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win