Search
Close this search box.

As eleições de 2022 estão cada vez mais próximas e é preciso ficar atento a alguns prazos do calendário eleitoral. O cronograma é extenso e conta com diversas datas importantes, por isso, fique atento e confira abaixo as principais datas do mês de julho.

Logo no dia 2 de julho fica vedado aos agentes públicos condutas que afetem a igualdade de oportunidades entre candidatos e candidatas durante as eleições, assim como a realização dos showmícios.

Já o dia 4 de julho é a data limite para o TSE realizar audiência com as entidades interessadas em divulgar os resultados da eleição, assim como apresentar a padronização de apresentação destes e outros dados.

A partir do dia 5, os pré-candidatos podem realizar propagandas intrapartidárias, mas sem a utilização de rádio, televisão e outdoor.

Em 11 de julho é a data em que o TSE divulgará, na internet, o quantitativo de eleitoras e eleitores por município, para fins do cálculo do limite de gastos e do número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para prestação de serviços referentes a atividade de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais.

Já do dia 18 de julho até 18 de agosto, os eleitores podem se habilitar para votar em trânsito e aqueles portadores de deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar para votar em outra seção ou local.

Mais uma data importante é a do dia 20 de julho, onde será permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos.

E por fim, no dia 30 é a data limite para o TSE promover propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, para esclarecer para a população como são as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!