No dia 4 de dezembro, a 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, teve como destaque as mesas que discutiram assuntos relacionados ao tema principal do evento: “O Futuro da Educação no Brasil”. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) é a anfitriã do encontro, e o presidente da Casa, deputado Rodrigo Barcellar, acredita que a riqueza dos debates deixará frutos: “Juntos, construiremos soluções que contribuirão para um sistema educacional mais inclusivo e eficaz, abordando os desafios e oportunidades que a educação nos oferece”. A deputada Tia Ju, 2ª vice-presidente da Alerj e vice-presidente da Região Sudeste da UNALE, tem a mesma percepção e lembra que se trata “de uma oportunidade única de colaboração entre os estados, para fortalecer nosso compromisso com uma educação que atenda aos desafios contemporâneos de todas as regiões”.

Neurociência

Tia Ju fez parte da mesa de uma dos assuntos discutidos, a “Conexão entre a neurociência e a educação”. Ao lado dela, estiveram Natália Mota, neurocientista atuante nas áreas de psiquiatria computacional e neurociências aplicadas à educação, primeira brasileira a concorrer ao prêmio Nature Research Award, na categoria Ciência Inspiradora; e Ana Luiza Neiva Amaral, que integra o Conselho de Administração da Rede Nacional de Ciência para a Educação. O filósofo André Luiz da Silva Fayão foi o mediador. “Nós fizemos uma série de descobertas e hoje conseguimos medir de uma maneira mais precisa como o desenvolvimento das habilidades de comunicação está acontecendo na escola. Isso vem permitindo que a criança tenha mais estímulos adequados com o desenvolvimento dela”, contou Natália Mota.

Inovação

Claudia Costin, ex-secretária da Educação da Cidade de Rio de Janeiro, ex-diretora sênior para Educação no
Banco Mundial e fundadora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, tratou de “Educação e inovação pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI”. Participaram do encontro Fernanda Paschoal Xavier, professora Destaque Estadual no Prêmio Professores do Brasil; Tales Gomes, especialista em inovações, educação e tecnologia; João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho; e Flavia Lobo, jornalista da MultiRio, mediadora do encontro. “A educação é a política pública mais importante para construir o futuro. Para isso, serão necessárias ações que olhem para a atividade do professor. Assim, será possível avançarmos muito mais em direção ao ensino integral. Sim, os equipamentos vão entrar nas escolas, mas se as instituições de ensino se prepararem de maneira diferente”, pontuou Claudia.

Meio ambiente

A “Educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade” foi o tema da palestra de Antonio Marcos Barreto, mestre em Ciências Ambientais, vice-presidente nacional da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente e secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaguaí (RJ); Rogério Rocco, superintendente do IBAMA no Rio de Janeiro; e Lilian Arruda Ribeiro, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com mediação do jornalista e professor Márcio Ferreira. Para Antônio Marcos, o desenvolvimento ambiental deve ser pensado globalmente, mas as ações precisam ocorrer nos territórios, e as Casas Legislativas têm a responsabilidade de estar atentas às necessidades de políticas ambientais.

“Caminhamos para a sexta desertificação desse planeta. É algo muito duro de ouvir, mas nós podemos contribuir com a implantação e o desenvolvimento de normativas importantes. Os legisladores têm o papel fundamental de observar se no seu estado ou cidade está sendo aplicada a política nacional e se existe uma política estadual implementada.O mais importante é a intenção de fomentar e de executar essas políticas públicas, e isso precisa ser incorporado à nossa missão enquanto servidores e enquanto agentes públicos”, afirmou.

Jornalismo

Para falar sobre “Educação e Jornalismo – A Construção do Pensamento Crítico”, foram convidados os jornalistas Pedro Doria e Aline Midlej, com mediação de Robson Maciel Jr., procurador-geral da Alerj. Aline Midlej fez uma boa síntese do pensamento dos palestrantes, ao afirmar que “o jornalismo tem a missão ética e profissional de traduzir informações complexas e conectá-las à realidade da sociedade, mostrando como a educação impacta diretamente o desenvolvimento coletivo. É um desafio diário demonstrar, de forma acessível, a importância do investimento em educação, e como isso reflete em benefícios concretos para todos”.

Dia 5 terá Cristovam Buarque

O ex-ministro da Educação, reitor da Universidade de Brasília e governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, será o palestrante do último encontro sobre educação, no dia 5 de dezembro, que abordará “O papel do Legislativo na transformação educacional”. Da palestra, que terá mediação do professor e jornalista Márcio Ferreira, participará também Eduardo Manuel Val, professor especialista em Direito Internacional, Direito Constitucional e Direitos Humanos.

Por Claudio Ornellas

Foto: Douglas Schneider

Pular para o conteúdo