A Diretoria Executiva da Unale se reuniu virtualmente, na manhã desta terça-feira (14), para discutir pautas de interesses da entidade e dos parlamentos estaduais, como a carteira de identidade parlamentar, o apoio ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e a desincompatibilização eleitoral.

Os deputados ainda sugeriram a realização de um ciclo de Lives que tratem de temáticas relativas ao Poder Legislativo Estadual, seminários digitais sobre o cenário das eleições municipais e cursos de qualificação para assessores e chefes de gabinete. Os trabalhados desenvolvidos para ampliar o combate ao Coronavírus, como o Banco de Leis, o Radar Unale e o envio de uma câmera termográfica da Unale para cada Casa filiada, também foram destacados pelos parlamentares.

“Estamos nesta nova década nos inovando constantemente e nos adaptando ao ‘novo normal’, claro, com união e efetividade nas atividades parlamentares que têm sido executadas”, disse a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA). Na ocasião, Ivana destacou o dinamismo e o acompanhamento tecnológico que a Unale tem seguido para executar todas as atividades de maneira remota.

Outra pauta debatida na reunião, foi o adiamento da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), para o ano de 2021, por conta da pandemia e das eleições municipais, que inviabilizam a realização ainda este ano. Mesmo com unanimidade na reunião, o tema ainda será debatido em futuro encontro, pré-agendado para o dia 10 de agosto.

Durante um minuto, os parlamentares ficaram em silêncio e logo após fizeram uma oração pelas vítimas da Covid-19 em todo o Brasil.

Participaram da reunião ainda, os deputados Adjuto Afonso (PDT-AM), Alencar da Silveira (PDT-MG), Alessandra Campêlo (MDB-AM), Anibelli Neto (MDB-PR), Celise Laviola (MDB-MG), Dirceu Ten Caten (PT-PA), Fabíola Mansur (PSB-BA), Gabriel Picanço (PRB-RR), Gessivaldo Isaias (PRB-PI) Goretti Reis (PSD-SE), Itamar Borges (MDB-SP), Jorge Everton (MDB-RR), Jory Oeiras (DC-AP), Kennedy Nunes (PSD-SC), Lídio Lopes (PATRI-MS), Luis Tchê (PDT-AC), Martinho Carmona (MDB-PA), Ricardo Barbosa (PSB-PB),Rigo Teles (PV-MA), Rodrigo Delmasso (PRB-DF), Rodrigo Minotto (PDT-SC), Sérgio Aguiar (PDT-CE), Silvana Covatti (PP-RS),Tia Ju (REP-RJ), Vilmar Zanchin (MDB-RS) e Wellington Moura (REP-SP). Além de assessores e corpo técnico da Unale.

Marina Nery / Ascom Unale
Compartilhe!