Na tarde desta quinta-feira (31), os membros da diretoria executiva da Unale se reuniram de forma híbrida na Expointer, em Esteio (RS). Durante o encontro foram debatidos importantes pautas, como as agendas internacionais da entidade, o Simpósio sobre a Reforma Tributária, a nova composição das Casas Legislativas, o lançamento da 26ª Conferência Nacional da Unale, entre outras.
As discussões foram iniciadas pelo presidente da Unale, deputado Diogo Moraes (PE), que comentou sobre a importância de filiar novos deputados à entidade. “Temos o objetivo de atingir a marca 900 filiados até o fim deste ano e estamos em busca dessa integração nas Casas Legislativas, através de reuniões e eventos que irão fortalecer ainda mais o Parlamento Estadual”.
A vice-presidente da região sudeste, deputada Tia Ju (RJ), destacou a importância desta união com as Casas Legislativas e reforçou o convite para o Seminário Nacional de Legisladoras. “Estamos fazendo um trabalho excelente na captação de novos filiados, teremos um evento muito especial sendo organizado pela nossa Comissão da Mulher que irá reunir parlamentares de todo o país”, reforçou a parlamentar.
Ao longo da reunião foi definida a data oficial de lançamento da 26ª Conferência da Unale para o próximo dia 04 de outubro. O evento que é considerado o maior encontro entre parlamentares da América Latina será realizado em Fortaleza/CE nos dias 08, 09 e 10 de novembro.
O presidente Diogo também discutiu a respeito da nova lei que atualiza a quantidade de deputados por estado, com base na população de cada unidade da federação. “Haverá uma alteração numérica em cada estado e precisamos ficar atentos a esta decisão, pois já será aplicada nas próximas eleições, com até 14 estados sofrendo alterações”.
Estiveram presentes na reunião, de forma presencial e online, os deputados e deputadas: Diogo Moraes (PE), Ivana Bastos (BA), Gabriel Picanço(RR), Mauro de Nadal (SC), Vilmar Zanchin (RS), Wellington do Curso (MA), Camila Toscano (PB), Catarina Guerra (RR), Tia Ju (RJ), Célia Jordão (RJ), Georgeo Passos (SE), Luciano Pimentel (SE), Marcelo Sobral (SE), Cristiano Cavalcante (SE), Adjuto Afonso (AM), Rodrigo Minotto (SC), Adolfo Brito (RS), Dirceu Ten Caten (PA), Ernani Polo (RS), Adailton Martins (RS), Armando Neto (RR), Valdemar Júnior (TO), Silvana Covatti (RS), Gutierres Torquato (TO).
Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale