Search
Close this search box.
Foto: Jessen Peixoto/Ascom UNALE

A realização da 27ª Conferência da UNALE foi destaque na pauta

Nesta quarta-feira (10), foi realizada a 5ª Reunião da Diretoria Executiva da UNALE da gestão 2024, na sede da entidade, em Brasília. Na pauta, estiveram questões ligadas à realização da 27ª Conferência Nacional da UNALE, a retomada da parceria com as Assembleias Legislativas de São Paulo e do Espírito Santo, eventos que serão realizados ao longo do segundo semestre, assuntos gerais, e a homenagem ao deputado estadual Otoni de Paula Pai (RJ), que faleceu em maio deste ano.

Para a realização da 27ª Conferência Nacional da UNALE, Rio de Janeiro, Roraima e Amapá demonstraram interesse em sediar o evento no ano de 2024. O presidente da UNALE, deputado estadual Sérgio Aguiar (CE), comentou sobre a candidatura dos estados para organizarem o evento após o declínio do estado do Rio Grande do Sul, em decorrência da tragédia climática que acometeu o estado. “É muito importante ver vários estados extremamente relevantes para o nosso país mostrarem interesse em sediar esse grande evento da UNALE. Tenho certeza que independentemente de quem organize a nossa Conferência, será um encontro marcante e histórico para as Casas Legislativas”, ressaltou.

A deputada estadual e vice-presidente da região Sudeste da UNALE, Tia Ju (RJ), foi quem liderou o movimento de candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Conferência da entidade em 2024. Ela destacou a capacidade e a vontade do estado em receber o evento neste ano. “É com muita alegria que represento o estado do Rio de Janeiro nessa candidatura para sediar a 27ª Conferência Nacional da UNALE. Já temos tudo alinhado com o governo do Estado e a Assembleia Legislativa e tenho certeza que realizaremos um grande evento a altura desta entidade”, afirmou.

Pelo estado de Roraima, quem liderou a candidatura foi o deputado estadual e vice-presidente da região Norte da UNALE, Gabriel Picanço (RR). Ele comentou sobre a oportunidade de levar o evento da entidade para o norte do país. “Preparamos uma candidatura do estado de Roraima para ser apresentada aqui na reunião. Estamos no aguardo da manifestação do estado do Rio de Janeiro. Caso não seja possível ser realizado lá, estamos prontos para levar esse grande evento para a região Norte”, concluiu.

Estiveram presentes presencialmente o presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), a secretária-geral da UNALE, deputada Ivana Bastos (BA), o vice-presidente da região Norte, deputado Gabriel Picanço (RR), a vice-presidente da região sudeste, Tia Ju (RJ), a secretária-geral da UNALE, o secretário do estado do Amazonas, deputado João Luiz (AM), o secretário do estado do Ceará, deputado Stuart Castro (CE), o secretário do estado do Espírito Santo e presidente da ALEs, deputado Marcelo Santos (ES), o secretário do estado do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin (RS), o secretário do estado de Sergipe, deputado Luciano Pimental (SE), o membro do Conselho Fiscal, deputado Soldado Sampaio (RR), e os deputados estaduais Georgeo Passos (SE), Wellington do Curso (MA), Dirceu Ten Caten (PA), Jorge Everton (RR), Meton Melo (RR) e Armando Neto (RR) e o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho. Na plataforma online, estiveram presentes o vice-presidente da região Sul, deputado Rodrigo Minotto (SC), o vice-presidente da região Nordeste, deputado Ezequiel Ferreira (RN), o presidente do Conselho Fiscal, deputado Alencar da Silveira (MG), a também membro do Conselho Fiscal, deputada Silvana Covatti (RS), o tesoureiro, deputado Jory Oeiras (AP), o secretário do estado de São Paulo, deputado Barros Munhoz (SP), a secretária do estado do Rio de Janeiro, deputada Célia Jordão (RJ) e o deputado estadual Gustavo Carvalho (RN).

Homenagem ao deputado estadual Otoni de Paula Pai (RJ)

Ainda na reunião, houve uma solenidade simbólica em homenagem ao deputado estadual Otoni de Paula Pai (RJ) , falecido em maio deste ano. Na oportunidade, o presidente Sérgio Aguiar entregou oficialmente à viúva do deputado, Fátima Fernandes de Paula, o Fundo de Assistência Parlamentar (FAP). Também estiveram na cerimônia os filhos do deputado, Renato de Paula, e o deputado federal, Otoni de Paula (RJ).

“Em primeiro lugar, em nome da minha família, da minha mãe, do meu irmão, gostaria de manifestar meu profundo agradecimento à UNALE pela gentil e honrosa acolhida que deu ao nosso pai nesse um ano e três meses em que ele exerceu o seu mandato como deputado estadual, no nosso estado do Rio de Janeiro. Meu pai me manifestou várias vezes o profundo carinho e respeito que ele possuía por esta entidade. Obrigado a todos e que essa entidade siga sendo o berço da democracia nacional”, destacou o deputado federal, Otoni de Paula (RJ).

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhe!