Diretoria Executiva da UNALE da gestão 2025 toma posse em Brasília

Cerimônia reuniu diversos parlamentares que irão participar da gestão da entidade neste ano

A Diretoria da Unale, gestão 2025, foi empossada nesta quarta-feira, 08, na sede da entidade, em Brasília.

A nova presidente da UNALE frisou as principais bandeiras e pautas que serão prioritárias longo de sua gestão. A deputada carioca também ressaltou a importância da integração dos Parlamentos Estaduais e as principais ações que nortearão o mandato na integração das Casas com a entidade.

“É uma honra muito grande estar assumindo essa missão na UNALE, em especial por ser a quarta mulher a ocupar esse posto em quase três décadas, o que mostra que ainda somos muito pouco representadas. Por isso, tenho esse compromisso não só de representar, mas representar bem, todas as mulheres neste período. Temos grandes desafios e um dos principais é a nossa participação efetiva na COP 30, que acontecerá em Belém, no Pará, onde estaremos participando e dando o tom das discussões”, ressaltou.

O deputado cearense Sérgio Aguiar, ex-presidente da UNALE e agora tesoureiro-geral da entidade na gestão 2025, comentou sobre a importância do trabalho feito no ano de 2024 e valorizou a eleição da deputada Tia Ju para presidir a instituição. “Nossa gestão teve foco na completa integralidade das regiões do país que vieram participar da nossa entidade. Tivemos a oportunidade de estreitar os laços com o Parlamento Amazônico, entidades internacionais como a NCSL e a COPA e também fazer com que os parlamentares se sentissem representados na nossa entidade para que pudéssemos fortalecer a integração dos Parlamentos Estaduais. Diante disso, temos a sensação de dever cumprido por esse ano de gestão à frente da UNALE”, salientou.

Já para o secretário-geral da UNALE da gestão 2025, deputado Gabriel Picanço (RR), a entidade trabalhará fortemente ao longo deste ano para reforçar a integração entre as Casas Legislativas e os parlamentares estaduais de todo o Brasil. “Daqui para frente vamos pensar no futuro do nosso Brasil, vamos andar nos estados, conversar com os Parlamentos, com o Congresso Nacional. Não podemos parar, não podemos nos acomodar. Nós, como Parlamento, somos muito fortes. Somos 1.059 deputados e precisamos ser ouvidos”, afirmou.

A cerimônia de posse contou com a presença de deputados de 13 unidades federativas, são eles: Tia Ju (RJ), Sérgio Aguiar (CE), Gabriel Picanço (RR), Vilmar Zanchin (RS), Eduardo Carneiro (PB), Zé Laviola (MG), Stuart Castro (CE), João Luiz (AM), Adjuto Afonso (AM), Georgeo Passos (SE), Célia Jordão (RJ), Antonia Sales (AC), Wellington do Curso (MA) e Armando Neto (RR), Coronel Adailton (GO), Jory Oeiras (AP), o deputado federal, Gabriel Motta (RR) e a desembargadora do TRF da 1ª Região, Daniele Maranhão. Em formato online, marcaram presença os deputados Diogo Moraes (PE), Alencar da Silveira (MG), Nayara Rocha (MG), Bruno Peixoto (GO) e Silvana Covatti (RS).

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Fotos: Jessen Peixoto/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo