Diretoria Executiva da UNALE alinha ações sobre a 27ª Conferência Nacional da entidade

Foto: Jessen Peixoto/Ascom UNALE

Nesta terça-feira (18), a Diretoria Executiva da UNALE se reuniu na sede da entidade, em Brasília, para alinhar ações sobre a realização da 27ª Conferência Nacional da entidade.

Também foram pautas institucionais colocadas no encontro, a possibilidade de melhoria nas acomodações dos flats cedidos pela entidade aos filiados e questões pontuais abordadas pelos parlamentares em relação aos seus respectivos estados nas quais a UNALE pode atuar para disseminar a temática.

O presidente da UNALE, deputado Sérgio Aguiar (CE), comentou sobre os encaminhamentos obtidos na reunião e a importância de mais um encontro entre os parlamentares. “Com muita satisfação e alegria recebemos nossos filiados para mais uma reunião da Diretoria Executiva da UNALE. Hoje alinhamos as próximas atividades e, após manifestação do Rio Grande do Sul sobre a situação atual para receber o nosso evento, abriremos inscrição para que outros estados se candidatem para ser sede da 27ª edição do maior encontro parlamentar da América Latina e trabalharemos juntos para a reconstrução do Sul”, ressaltou.

Estiveram presentes na reunião, presencialmente, os deputados estaduais Sérgio Aguiar (CE); Ismael Crispin (RO); Rárisson Barbosa (RR); Coronel Chagas (RR), João Luiz (AM); Jory Oeiras (AP); Marcelo Santos (ES); Roosevelt Vilela (DF); Marcelo Cruz (RO); Wellington do Curso (MA); Adjuto Afonso (AM); Edna Auzier (AP); o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga (AC), Antônia Sales (AC), Mário César Filho (AM), Diogo Sênior (AP), Roberto Góis (AP); Luiz Fonseca (SE); Jaime Peres (AP); Rayfran Beirão (AP); Neto Batalha (SE); o vice-presidente da região Norte, Gabriel Picanço (RR); Stuart Castro (CE); Luciano Pimentel (SE); Eduardo Carneiro (PB); Marcos Jorge (RR); Cirone Deiró (RO); Laerte Gomes (RO); Thiago Abrahim (AM); Vilmar Zanchin (RS); a vice-presidente da região Sudeste, Tia Ju (RJ) e o ex-presidente da Unale, Venâncio Fonseca (SE). Ainda marcaram presença, virtualmente, os parlamentares: o vice-presidente da região Sul, Rodrigo Minotto (SC); Silvana Covatti (RS), Dirceu Ten Caten (PA); Valdemar Júnior (TO) e Coronel Adaílton (GO).

27ª Conferência Nacional da UNALE

A principal pauta da reunião foi a respeito da alteração da sede da 27ª Conferência Nacional da UNALE, que será realizada em novembro. O evento seria realizado no Rio Grande do Sul, mas em decorrência das enchentes que atingiram o estado gaúcho ao longo do mês de maio, a região ficou impossibilitada de sediar um encontro desta magnitude.

O deputado estadual, Vilmar Zanchin (RS), secretário da UNALE no Rio Grande do Sul e presidente da comissão organizadora do evento em 2024, anunciou a renúncia do Rio Grande do Sul para sediar a Conferência Nacional da UNALE neste ano. “Em nome de todo o povo gaúcho agradeço a todas as manifestações de solidariedade de todos os estados e deputados estaduais em relação ao nosso estado. Peço a todos compreensão neste momento difícil. Apresento oficialmente a desistência do estado do Rio Grande do Sul em sediar a 27ª Conferência Nacional da UNALE em 2024, mas me coloco à disposição para que possamos sediar esse grande evento no ano de 2025. Creio que até lá, a estrutura básica do nosso estado estará recuperada e, assim, tenhamos condições de sediar este grande evento”, afirmou.

Com o anúncio oficial da renúncia do Rio Grande do Sul em sediar a 27ª Conferência Nacional da UNALE, o presidente da entidade, deputado Sérgio Aguiar (CE), estabeleceu o prazo de 10 dias para que os estados interessados em sediar o evento manifestem oficialmente, desde que cumpridos os requeridos oficiais estabelecidos mediante normatização institucional.

Na oportunidade, a deputada estadual Tia Ju (RJ) inscreveu o estado do Rio de Janeiro para sediar a 27ª Conferência Nacional da UNALE e se colocou à disposição para organizar e realizar o evento em solo carioca. “Nesse momento, o foco principal é a reconstrução do Rio Grande do Sul. Essa é a prioridade agora. Diante do exposto, coloco o Rio de Janeiro à disposição para realização da 27ª Conferência Nacional da UNALE, mas a decisão, é claro, será do Colegiado, após o período estabelecido para recebimento das manifestações”, destacou a vice-presidente da região Sudeste.

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo