O auditório do Hotel Mercure, em Brasília, foi sede da discussão que aprovou as modificações no Estatuto da Unale, na manhã desta quinta-feira (7). Reunindo a maior parte da diretoria-executiva e deputados filiados à entidade, a Assembleia Geral Extraordinária permitiu a adequação do texto original — criado em sua fundação em 1996 — à legislação civil e eleitoral vigente.
A nova redação do estatuto foi reformulada com sugestões dos próprios deputados, que tiveram dois meses para enviar as propostas de alteração. Agora, o estatuto irá regulamentar os dispositivos necessários para implantação de um processo mais moderno de gestão nas próximas diretorias.
Para o presidente da Unale, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), “as mudança propostas pelos parlamentares no documento base da entidade, proporcionam a modernização e fortalecimento na atuação da mesma”.
Os serviços da Unale disponibilizados para ex-deputados; a filiação das Casas Legislativas à Unale através de ato legislativo e a celebração de termos de cooperação nacionais e internacionais estão entre as alterações aprovadas no estatuto da entidade.