Em 1980, a Organização Mundial do Turismo (OMT) instituiu o dia 27 de setembro como Dia Internacional do Turismo. O objetivo da celebração é conscientizar a população de todo o mundo sobre a importância e a relevância da atividade em várias áreas da sociedade, como a economia, cultura e os valores sociais.
A escolha da data se deu em meio ao fim da alta temporada turística no Hemisfério Norte e o início da alta temporada turística no Hemisfério Sul, com foco em mostrar a importância do setor e o impacto do ramo em todo o mundo.
É importante ressaltar que o turismo é uma atividade que desempenha papel central na economia de diversas localidades, principalmente, em regiões costeiras do País e em cidades históricas. O turismo gera empregos e auxilia também na dinamização de outros setores econômicos, como o comércio, a gastronomia e até a construção civil.
A UNALE, em seu organograma de Comissões, possui a Pasta de Empreendedorismo e Turismo que atua diretamente na construção de debates, eventos e demandas para o setor. O presidente da Comissão, deputado Coronel Adailton (GO), falou sobre a importância da celebração da data. “Neste dia, somos lembrados de que o Turismo vai além de simples deslocamentos, é uma troca entre pessoas, tradições e saberes que enriquece a todos. Sabemos do potencial turístico do nosso país, como braço forte da economia, na geração de emprego e renda e trabalhamos de maneira incansável para fomentar essa atividade no território brasileiro”, afirmou.
O 1º suplente da Pasta e Secretário da UNALE no Estado do Ceará, deputado Stuart Castro (CE), também destacou a relevância da comemoração do Dia Internacional do Turismo. “Nesta data, ressalto a importância da valorização dessa atividade que contribui com o desenvolvimento econômico, social, além da preservação do meio ambiente e patrimônios históricos”, definiu.
Comissão de Empreendedorismo e Turismo da UNALE
A Comissão de Empreendedorismo e Turismo da UNALE tem o objetivo de contribuir com o debate e produção de informações e ideias na seara da temática do empreendedorismo, do turismo e do fortalecimento econômico do País, subsidiando os parlamentares estaduais para a sua atuação institucional e cooperação com o Poder Executivo.
Por Gabriel Spies e Danilo Gonzaga/Ascom UNALE