Search
Close this search box.

O Dia Internacional da Educação é comemorado nesta quarta-feira, 24 de janeiro. A data reforça a importância da educação como direito humano, que fortalece o desenvolvimento social. A recente celebraçãi foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 3 de dezembro de 2018 e comemorada pela primeira vez em 2019, com a finalidade de destacar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento dos povos.

Com base no entendimento na educação como um direito humano, uma responsabilidade e um bem público, a Assembleia Geral da ONU proclamou a data. Sem uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, sem que todos tenham oportunidades ao longo da vida, os países não terão sucesso em alcançar a igualdade de gênero e romper o ciclo de pobreza que afeta milhões de crianças, jovens e adultos.

Importância da educação

A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade.

As instituições de ensino desempenham um papel de extrema relevância neste processo de aprendizagem. Para fazerem a diferença na vida do aluno, precisam ofertar um ensino de qualidade, professores capacitados e dispostos a estimular o desenvolvimento dos estudantes pela incessante busca do saber. É na escola que a criança tem a oportunidade mais efetiva de socialização com os colegas de classe, de aprender a conviver com o próximo e com as diferenças.

A educação não se limita ao âmbito escolar. Ela vai além da sala de aula, pois abre portas para outras esferas da sociedade e para um futuro promissor. Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral.

É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!