Este ano o Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, contará com um importante aliado: o PROCON do Legislativo, instalado em dezembro e que já se consolidou como um importante órgão na defesa do consumidor potiguar. A procura pelo órgão cresce a cada mês e deverá aumentar com a comemoração do Dia Internacional do Consumidor. O tema consumo interessa a todos, pois consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.
Este ano o Dia Internacional do Consumidor, 15 de março, contará com um importante aliado: o PROCON do Legislativo, instalado em dezembro e que já se consolidou como um importante órgão na defesa do consumidor potiguar.
A procura pelo órgão cresce a cada mês e deverá aumentar com a comemoração do Dia Internacional do Consumidor. “Realizamos uma média de cinco audiências diárias e de vinte atendimentos ao público. Já temos mais de cinquenta processos em andamento”, contabiliza o coordenador de Defesa do Consumidor Dary Dantas Filho. A maioria dos atendimentos são relacionados a telefonia móvel e fixa e a planos de saúde. Para este ano, o PROCON do Legislativo planeja implantar um projeto de educação para o consumo em escolas públicas e privadas.
O tema consumo interessa a todos, pois consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio. As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe. Esses direitos são garantidos pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor, uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram prejuízo.
O PROCON do Legislativo funciona na Rua Jundiaí, 481, em Tirol e atende ao público das 8h às 12h. É possível ainda tirar dúvidas pelos telefones 3232-2675 e 3232-2706.
Leia abaixo algumas dicas para comprar conscientemente:
1) Não gaste mais do que ganha
2) Saiba quanto gasta
3) Exija comprovante fiscal na hora da compra
4) Conheça seus direitos, leia o Código de Defesa do Consumidor
5) Controle seu orçamento
6) Não compre por impulso
7) Compre sempre à vista
8) Controle a validade e a qualidade dos produtos