Nesta quarta-feira (17), comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, data que foi criada para ressaltar a importância da preservação das matas em todo o mundo. O Brasil é o segundo maior país em cobertura florestal, com cerca de 500 milhões de hectares de florestas. A Amazônia, por exemplo, possui um quinto da água potável existente no planeta, que faz com que a floresta seja a maior reserva energética e maior floresta tropical do mundo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization), o Brasil possui quase 60% de cobertura de florestal, o que faz o país ocupar o 30° lugar no ranking mundial. Estima-se que o Brasil possui cerca de 20% das espécies de fauna do planeta Terra, em especial na floresta Amazônica. Vale destacar que vegetações brasileiras são um bem inestimável para o meio ambiente e cumprem papel valioso no ecossistema, como o fornecimento de água, comida, medicamentos, sequestro de carbono, regulação do clima e controle de erosões.
A data 17 de julho foi escolhida como dia de proteção às florestas, em homenagem ao Curupira, personagem emblemático do folclore brasileiro, conhecido por cuidar das matas do país.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE