Dia da Amazônia: data é comemorada em meio à queimadas no Brasil

Desde 1850 dia da Amazônia é comemorada no Brasil

O dia da Amazônia é comemorado no dia 5 de setembro e foi criado em 1850 por D. Pedro ll. A data traz a importância da proteção e preservação da maior floresta tropical do planeta, que gera inúmeros benefícios para a sociedade. Porém, ao longo dos anos sofre com o desmatamento de forma descontrolada pelo próprio ser humano.

A qualidade do ar pode estar diretamente ligada com a Amazônia, que é responsável por gerar oxigênio para atmosfera, porém com a sua queimada de forma descontrolada esta qualidade dor ar se torna baixa, devido a um aumento na liberação de carbono que gera desregulações ambientais ao qual impacta a vida dos indivíduos de todo o planeta.

A Amazônia faz parte do bioma de seis países e por alguns estados brasileiros como Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, ou seja, a sua preservação é um dever de todos para que a qualidade de vida no planeta seja preservada, com isso essa data tem a finalidade de trazer mais fiscalização para o local, além de alertar sobre o desenvolvimento sustentável e gerar políticas públicas que possam alertar toda a população da importância da preservação dessa riqueza natural.

Queimadas no Brasil

Em 2024 as queimadas na região da Amazônia acontecem de forma desgovernada, de acordo com dados publicados pela BDQueimadas, no Instituto de Pesquisas Espaciais (INEP), o número de queimadas no ano de 2024 superou a média de 2005, chegando a registrar 38.266 focos de incêndios nessa área. Com o crescimento no número de queimadas na região começou gerar fumaça na atmosfera que foi se deslocando para diversas regiões do país e comprometendo a qualidade do ar.

O fogo descontrolado deixa um rastro de fumaça que se alastra por milhares de quilômetros, atingindo outros estados brasileiros e até países vizinhos. Como resultado, as correntes de vapor que levam umidade para o continente ficam comprometidas, intensificando ainda mais a seca típica desta época do ano.

Parlamento Amazônico

O Parlamento Amazônico se reúne mensalmente e congrega cerca de 270 deputados estaduais oriundos dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O propósito do fórum é a convergência de esforços entre os estados, com vistas a deliberar sobre as demandas e buscar soluções para os desafios enfrentados por cada unidade federativa.

Por Michele Gonçalves/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo