O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instaurado pela Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988. A data, 27 de novembro, foi escolhida com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e em especial sobre a sua prevenção.
Neste mês de novembro também é o mês de alertar e conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. A campanha do Novembro Azul tem o objetivo de mostrar a todos a importância de se cuidar e realizar o exame preventivo do câncer de próstata.
O câncer é um nome intitulado ao agrupamento de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Pela divisão extremamente rápida, as células costumam ser muito agressivas e incontroláveis, podendo gerar a formação de tumores, que também podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
O câncer se dá a partir de uma mutação genética, que é uma alteração no DNA da célula, e que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. Existem diferentes tipos de câncer, e eles correspondem aos diversos tipos de células do corpo.
O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo e qualquer órgão pode ser afetado por diferentes tipos de tumor. Porém, alguns órgãos são mais prejudicados do que outros.
O câncer não tem uma causa única, existindo diversas causas externas e internas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.
Prevenção:
A prevenção do câncer é muito importante para reduzir os riscos de ter a doença e também impedir que se desenvolva. Para isto, é necessário evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e escolha de um modo de vida saudável. A prevenção também é valiosa para detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais.
Por Lorranne Miranda/Ascom Unale
Foto: Sesa