Dezembro Vermelho: Proteja-se e viva com saúde

Assembleias Legislativas promovem campanha do Dezembro Vermelho para incentivar na prevenção do vírus HIV

O principal objetivo desta campanha de conscientização é reforçar a importância da prevenção ao vírus HIV e à AIDS, além de alertar sobre o risco de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

A AIDS é uma doença grave que ainda não tem cura e se expande entre a população. Sem um tratamento adequado, a enfermidade, que precisa ser combatida, pode causar a morte. O diagnóstico precoce do HIV e o rápido início do tratamento reduzem as chances de complicações da doença.

Neste mês alusivo, são sete estados que, por meio de suas Assembleias, têm promovido a campanha do Dezembro Vermelho, através de variadas ações sociais e com a divulgação de material em seus portais.

ALEAM: A Assembleia Legislativa do Amazonas, por meio da Diretoria de Saúde, realizou a distribuição gratuita de preservativos aos servidores como ação referente ao Dia Mundial de Combate à AIDS, e também em referência ao Dezembro Vermelho, campanha de prevenção à doença. Como forma de conscientização e de estímulo ao aumento nas medidas de prevenção, tratamento e cuidados com os indivíduos que convivem com o vírus HIV.

ALEGO: O objetivo da Assembleia Legislativa do Goiás é alertar que com o cuidado adequado é possível controlar o vírus. Os tratamentos oferecidos hoje provocam a redução da carga viral no organismo, ou seja, a quantidade de vírus no sangue fica tão pequena, que não é possível detectar. E o melhor é que esse processo acontece num período relativamente curto de tempo. Geralmente, com cerca de seis meses após o início do tratamento, o paciente fica com a carga viral indetectável. Além da qualidade de vida do paciente, isso significa que ele não vai transmitir o vírus para outras pessoas.

ALEMS: A Assembleia reforça a importância  do Sistema Único de Saúde (SUS), no combate contra o HIV e a AIDS, que distribui gratuitamente medicamentos antirretrovirais, que impedem a multiplicação do HIV no organismo e evitam o enfraquecimento do sistema imunológico. Além de oferecer preservativos masculinos e femininos, realizar ações de prevenção e tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis e disponibilizar exames laboratoriais e testes preventivos, que podem ser realizados anonimamente e detectam anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos.

ALERR: A campanha na Assembleia  é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV e das demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde [SUS], de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. 

ALESE: A Assembleia aproveitou o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, para alertar a população aos devidos cuidados na prevenção e propagação do vírus HIV, além de promover a conscientização em relação a outras doenças sexualmente transmissíveis ( DST).

ALESP: Incentivar a prevenção, que é a melhor solução para evitar a contaminação pelo vírus HIV e desenvolver a Aids. Essa é a principal mensagem para o Dezembro Vermelho, campanha criada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.633/2018, para conscientização e prevenção da doença, que ainda não tem cura comprovada, apesar dos avanços em medicamentos que permitem prolongar a vida dos portadores. Há também projetos de lei em tramitação que tratam do tema, além das normas já em vigor.

ALERS: Deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promovem o debate com o tema “AIDS no RS: uma epidemia generalizada”. Para cobrarem dos governos políticas públicas de saúde e assistência para as pessoas vivendo com HIV e as dificuldades enfrentadas por essa população, especialmente durante a pandemia do coronavírus.

Campanha Dezembro Vermelho

No ano de 1988, o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU), criou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado sempre no dia 1º de dezembro, para conscientizar os brasileiros sobre a Aids e o HIV. Alguns anos depois, em 2017, o Governo Federal lançou a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids, movimento chamado popularmente de Dezembro Vermelho, que é a cor que simboliza a luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.

Prevenção e tratamento

A única forma de prevenir a doença é através do uso de preservativos, assim como qualquer outra DST. Apesar de ainda não existir cura, a doença pode ser controlada, por meio de medicamentos fornecidos pelo SUS. O tratamento correto também pode ser usado como uma forma de prevenção muito eficaz, pois evita a transmissão do HIV por via sexual.

O tratamento adequado, e no momento oportuno, tem possibilitado que 92% dos pacientes com HIV/Aids em tratamento estejam atualmente com carga viral indetectável, reduzindo a chance de desenvolverem infecções oportunas ou até mesmo de transmitirem para outra pessoa. Por isso, hoje em dia o tratamento também é sinônimo de prevenção.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Edição: Camila Ferreira

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo