Search
Close this search box.

A Unale, através da Secretaria de Saúde, promove a campanha do Dezembro Vermelho para reforçar a conscientização da população sobre a prevenção da AIDS, além disso, ainda alerta sobre a o risco de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a cada hora, ao menos cinco pessoas foram infectadas pelo vírus HIV em 2021 e com isso o Brasil teve 50 mil novos casos, o que fez o país chegar à marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV.

Diferença HIV e AIDS

Antes de tudo, é importante ressaltar que a pessoa que possui HIV, não necessariamente é portador da AIDS. HIV é o vírus causador da doença AIDS, que ataca o sistema imunológico e afeta a capacidade do organismo se defender. O vírus altera o DNA das células de defesa, faz cópias de si mesmo e se multiplica no organismo, atacando ainda mais o sistema imunológico e continuando a infecção pelo corpo. Por outro lado, a AIDS é a manifestação do vírus HIV. É possível, portanto, que a pessoa tenha o vírus, mas não desenvolva a doença. Ou seja, uma pessoa pode ser HIV positivo/soropositivo, mas não ser portador da AIDS. Vale ressaltar que há pacientes soropositivos que passam anos sem ter os sintomas e sem desenvolver a doença.

Prevenção e tratamento

A principal forma de prevenir a doença é utilizando preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais. O HIV ainda não possui cura, mas todas as pessoas diagnosticadas devem iniciar o tratamento com medicamentos fornecidos pelos SUS e, assim, poupar o sistema imunológico. E, principalmente, evitar que a manifestação da AIDS.

O tratamento adequado possibilita que 92% dos pacientes com HIV/AIDS, em tratamento, estejam atualmente com carga viral indetectável, reduzindo a chance de desenvolverem infecções oportunas ou até mesmo de transmitirem para outra pessoa. Por isso, hoje em dia o tratamento também é sinônimo de prevenção.

Por Malu Souza / Ascom Unale

Compartilhe!