Ao longo do mês de dezembro, a Unale promove a campanha “Dezembro Vermelho: Informação é prevenção”, que tem como principal objetivo alertar a população, de modo geral, para a prevenção e o combate ao HIV/Aids e as demais infecções sexualmente transmissíveis (IST).
O período que simboliza um momento de atenção e reflexão a respeito dessas doenças foi instituído no Brasil por meio da Lei n° 13.504/2017, como forma de mobilização nacional com foco na conscientização da população sobre a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Mas foi em 1988 que o governo brasileiro deu o primeiro passo para promover a conscientização sobre as ISTs. Naquele ano, o Ministério da Saúde criou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1° de dezembro, com intuito de chamar a atenção da população para a prevenção contra o HIV.
Com isso, a campanha Dezembro Vermelho também trabalha, como objetivo, conscientizar todos os públicos a respeito das doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.
Tratamento
De acordo com o Ministério da Saúde, 92% das pessoas em tratamento, que portam o vírus HIV, já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, a pessoa não transmite mais o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.
O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e visa interromper a cadeia de transmissão dessas doenças. Vale ressaltar que o atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
Prevenção
O Ministério da Saúde frisa que é importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal, pois essa prática pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. É importante também que o indivíduo procure o serviço de saúde mais próximo ao perceber qualquer sinal ou sintoma.
O uso de preservativos em todas as relações sexuais ainda é o método mais eficaz para evitar a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
A campanha
O Dezembro Vermelho se constitui por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do SUS, de maneira integrada em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
A campanha promove a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos. A Unale, por meio da Comissão de Saúde da entidade, se junta a todos os organismos presentes na causa para conscientizar a população sobre o tema. Em 2024, o lema da campanha é “Informação é prevenção!”.
Por Gabriel Spies/Ascom Unale