A deputada estadual se reúne nesta quarta (03) com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar de problemas na região Sudoeste do Paraná. Entre estes, a fila à espera de cirurgia eletiva, que passa de quatro mil pacientes apenas nos 27 municípios da 8ª Regional e cujos procedimentos somam um valor aproximado de R$ 2 milhões.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) participa nesta quarta-feira (3/08) de audiência em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha para tratar de problemas relacionados à saúde na região Sudoeste do Paraná. Entre estes, a fila à espera de cirurgia eletiva, que passa de quatro mil pacientes apenas nos 27 municípios da 8ª Regional e cujos procedimentos somam um valor aproximado de R$ 2 milhões. Cerca de 29% desses casos estão concentrados no município de Francisco Beltrão e praticamente a metade da demanda reprimida por cirurgia eletiva na 8ª Regional é da área da ortopedia. Também deverão participar da audiência a presidente do Conselho Regional de Secretários de Saúde – Cresems – da 8ª Regional, Cíntia Ramos, de Francisco Beltrão, a presidente do Cresems da 7ª Regional e secretária de Saúde de Chopinzinho, Ivete Maria Lorenzi, o prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach (PSDB), o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste – Amsop, Clóvis Cucolotto (PR), que representa os 42 municípios sudoestinos e é também prefeito de São João, e o deputado federal Zeca Dirceu (PT), que intermediou a agenda. “Vamos buscar apoio, aproximar ao máximo o governo federal das demandas da região e fazer o que for possível para resolver esse drama”, disse a deputada. Luciana já recebeu inúmeras reclamações de pacientes nessas condições e acredita que todas as forças devam se unir para diminuir a problemática. Nesse dia, Luciana também reforçará junto ao ministro Padilha o pedido de credenciamento do CEONC – Centro de Oncologia de Cascavel – junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento público do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão. Além da audiência no Ministério da Saúde, a deputada participará ainda de encontros com a ministra Gleisi Hoffmann na Casa Civil, com o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, e no Ministério das Comunicações. O retorno
A parlamentar retornou à Curitiba nesta segunda-feira (1º/08), após o recesso parlamentar – período em que a Casa não realiza sessões plenárias. Nesse espaço de tempo, no entanto, Luciana cumpriu agenda de trabalho em vários municípios do Sudoeste do estado: Ampére, Bela Vista da Caroba, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Mangueirinha, Marmeleiro, Pato Branco, Pinhal de São Bento, Realeza, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste.